A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. |
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
Não deixe de ver também:
- 1. TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 2. LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 3. LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS
- 4. PAIS QUE MIMAM OS FILHOS ESTÃO CRIANDO GERAÇÃO DE ADULTOS DESLOCADOS E INCAPAZES DE LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO!
- 5. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Leia também:
- 6. REDAÇÃO INFANTIL: COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS A ESCREVER REDAÇÃO
- 7. MATERNAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
- 8. A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA
- 9. Artigo Educacional – Aulas Atrativas
- 10. O QUE A CONVERSA REPRESENTA NO UNIVERSO INFANTIL?
Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.
Você poderá gostar também:
- 11. UMA BOA EDUCAÇÃO COMEÇA PELO BOM EXEMPLO
- 12. A FALTA DE EDUCAÇÃO!
- 13. PLANO DE AULAS LIVRES E DIRIGIDAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 14. MELHOR CRIAR CRIANÇAS FORTES DO QUE CONSERTAR ADULTOS DESTROÇADOS
- 15. VOCÊ NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE AGRADAR, MAS TAMBÉM NÃO PRECISA AGREDIR!
É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola