É BRINCANDO QUE SE APRENDE! |
Somos seres brincantes, curiosos, lúdicos, então, desde pequenos gostamos de jogos sejam eles estruturados ou não. Sabe aquele bebê que joga a chupeta no chão várias vezes? Puro brincar… E a mãe que finge que a colher é um aviãozinho? Puro Faz de conta… jogos que ensinaram hábitos da vida cotidiana.
O brincar é uma das formas de despertar na criança habilidades que ela mesma desconhece. Ao brincar a criança explora o mundo e aumenta sua capacidade de perceber a si e ao outro.
Brincar, desafia, estimula e aumenta o raciocínio, faz com que as crianças busquem respostas diferentes para a mesma pergunta, permite que as crianças recorram ao suas próprias estratégias de pensamento para solucionar questões, a perder e a ganhar , e sempre respeitar o adversário, independente resultado do jogo.
“O tempo deve ser de brincar não de brincadeira…” a frase parece retórica, porém queremos propor aqui aos pais e educadores esta reflexão.
Brincando se Aprende?
Em nossa escola , o tempo de brincar e planejado, direcionado e sempre recheado de objetivos e intencionalidade, pois, entendemos que as crianças aprendem várias coisas e de várias maneiras.
É BRINCANDO QUE SE APRENDE! |
Ao brincar, a criança experimenta, descobre exercita inventa e confere suas habilidades, seja no parque, quadra, em cantinhos, desenhando, nos espaços internos e externos, garantimos tempo e espaço, para que as crianças através de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras aumentem a sua capacidade de resolver problemas, a autoconfiança, concentração, atenção, desenvolve sua linguagem verbal ou não verbal, a perspectiva criadora, melhoram o relacionamento, aprendem a ser solidárias e cooperativas.
Leia também este outro artigo: A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata
As obras de arte foram apresentadas as crianças que exploraram do seu ponto de vista as cores, formas, imagens e através da apreciação e construção de brinquedos aumentaram seu senso estético e sensibilidade. As obras apresentadas aumentaram o repertório das crianças sobre brinquedos e brincadeiras desconhecidas, melhoraram o conhecimento sobre as brincadeiras exploramos nomes, localidades, e maneiras diferentes de brincar da mesma brincadeira. Por tudo isso, brincamos e acreditamos que, sim!…
Brincando se aprende!
- 1. ‘Agora ele abraça’, diz mãe de autista após criança entrar na escola em PE
- 2. FALANDO SÉRIO…VAMOS BRINCAR?
- 3. A ESTIMULAÇÃO NO BERÇÁRIO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM
- 4. ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
- 5. EDUCAÇÃO INFANTIL: A BASE PARA O ENSINO
- 6. DEIXE A FALTA DE EDUCAÇÃO PARA OS MAL-EDUCADOS. NÃO REAJA, RESPONDA!
- 7. A Importância do Desenho Infantil no Processo de Alfabetização
- 8. A IMPORTÂNCIA DO JOGO E DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 9. A Importância da Literatura Infantil na Formação dos Pequenos Leitores
- 10. A IMPORTÂNCIA DOS GIBIS NA ALFABETIZAÇÃO
- 11. AS CRIANÇAS NÃO SÃO DEFINIDAS POR SUAS NOTAS ESCOLARES
- 12. A Criança e a Motivação
- 13. O Acompanhamento Familiar no Desenvolvimento Educacional da Criança
- 14. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 15. A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata
- 16. As Duas Faces da Adaptação Infantil
- 17. A importância das atividades lúdicas na educação infantil
- 18. A IMPORTÂNCIA DA RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA.
- 19. PROJETO DE RECREIO DIRIGIDO
- 20. POR QUE É IMPORTANTE ESCREVER À MÃO