TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
É através de brincadeiras e jogos que as crianças da educação infantil desenvolvem a habilidades motoras e sociais, que ajudarão em seu progresso intelectual enquanto passa por todos os níveis escolares. Cabe ao professor encontrar e trabalhar jogos e brincadeiras que se adequem ao perfil e à faixa etária das crianças da turma em que está.
Veja a seguir oito ideias de brincadeiras e jogos que podem ser trabalhadas com alunos do ensino infantil e fundamental. Todas as brincadeiras podem ser adaptadas para atender as necessidades individuais dos alunos ou da turma.
Telefone sem fio
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!
Estátua
Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando a música. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Quem se mexer ou rir sai da brincadeira.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Queimada
Formam-se dois grupos e cada grupo fica em um lado do campo. No fundo de cada lado do campo. Escolhe-se a equipe que dará início ao jogo e um jogador desta pega a bola e a atira no grupo adversário. O objetivo é “queimar” alguém. Um jogador é queimado quando a bola bate nele, e depois cai no chão. Se a bola é agarrada por qualquer membro da equipe, o jogador é salvo. Se a bola bate em um jogador, e depois em outro, sempre o último jogador em quem a bola bateu que é o queimado. O jogador queimado deverá então sair da brincadeira. Ganha o jogo a equipe que “queimar” todos os jogadores da equipe adversária.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Dança das Cadeiras
Com as crianças agrupadas, disponha em círculo cadeiras ( a quantidade de cadeiras deve ser menor que a de participantes, por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.)
Coloque uma música animada, as crianças andam dançado ao redor das cadeiras, quando a música para elas devem correr e tentar sentar. Quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Morto-Vivo
O mestre da brincadeira irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o mestre falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o mestre deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Coelho na toca
Distribua giz para as crianças desenharem círculos grandes e pequenos no chão. Tratam-se das tocas onde que os pequenos (ou melhor, coelhinhos) irão entrar quando ouvirem o sinal de um apito, soado pela professora. O objetivo é fugir do lobo, que será representado por um dos colegas. O aluno que for pego, passará a ser o lobo, e vice-versa. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Fui à feira
Um jogador diz em voz alta: Fui à feira e comprei… “maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada “batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Caixinha de Surpresas
Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.
TRABALHANDO COM BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Artigo por Colunista Portal – Educação