Dicas para Ajudar uma Criança a aprender a Ler e a gostar da Leitura |
Talvez a mais importante qualificação cognitiva seja a leitura, afinal de contas, sem ela nosso processo evolutivo fica estagnado, nosso cérebro fossilizado, e consequentemente, nosso autodidatismo intelectivo não floresce…
“Coisas simples que qualquer um pode fazer para motivar seu filho, em casa ou em qualquer outro lugar, a desenvolver e praticar hábito da leitura, e o mais importante, sem custos…”
Introdução:
Há um falso mito de que educação de valor apenas se consegue quando deixamos nossos filhos aos cuidados de laboratórios pedagógicos altamente especializados, ou através do uso de sofisticadas técnicas pedagógicas de última geração.
Veja como isso é falso, e como nossa preguiça, ou a ausência dela, pode fazer toda diferença na formação cognitiva das nossas crianças e jovens.
___________________
Dicas para Ajudar uma Criança a aprender a Ler e a gostar da Leitura |
Você sabia que as coisas mais simples, muitas vezes, são as mais importantes? Uma delas é tão simples que passa despercebida pela maioria dos pais ou educadores. Você sabe como qualificar uma criança na sua busca voluntária por conhecimento, item imprescindível para sua formação e capacitação, enquanto cresce para se tornar adulta? Simples, basta ler em voz alta para ela, começando desde cedo, antes que seja capaz de compreender uma só palavra.
O gosto pela leitura deve começar antes da alfabetização, quando a criança fica fascinada pelo conteúdo dos livros que os pais leem para ela. Essa curiosidade vai determinar seu futuro como leitora.
A habilidade para ler e entender o que está escrito, isso capacita as crianças a se tornarem independentes, estudantes mais qualificados, mais confiantes. Isso lhes dará a chance de galgarem as melhores oportunidades na vida profissional, o que lhes proporcionará uma vida mais produtiva, tranquila e agradável.
Dicas para Ajudar uma Criança a aprender a Ler e a gostar da Leitura |
Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar uma Criança a se alfabetizar, e depois, como efeito colateral, ainda tomar gosto pela leitura.
-
Para começar use Livros Ilustrados e sem textos ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar para criança coisas que mais tarde irão ajudá-la no desenvolvimento da leitura.Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem, isto é, que existem espaços entre as palavras, e que a escrita vai da esquerda para a direita.
- Conte Histórias: Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme for contando a história. Aponte para as coisas no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia. “Veja este desenho do avião. Você lembra do avião que vimos outro dia?”
- Procure por Programas de Leitura: Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria compreensão dos textos ou então de ler para as crianças. Amigos e parentes também podem ler para suas crianças, assim como pessoas voluntárias que, na maioria dos centros comunitários ou outras instituições, estão disponíveis e gostam de fazer isso.
- Compre um Dicionário Infantil: Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de, brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: “Vamos descobrir o que isto significa?”
- Faça com que Materiais de Escrever: tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
- Procure assistir programas Educativos: na TV, DVD, ou Internet. Descubra programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
- Visite com frequência uma Biblioteca: Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível, cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha seu próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
-
Leia você mesmo: Inevitavelmente, o que você faz servirá de exemplo para suas crianças.
- Leia em Voz Alta: para sua criança diariamente. Do nascimento até os seis meses, ela provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas não se preocupe com isso. A ideia é que ela fique familiarizada com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
Fonte: Sitededicas.ne10.uol.com.br