Pensando no desenvolvimento lúdico das ações escolares a professora VALÉRIA do blog Ensinando com Carinho lançou o projeto BANQUETE DA POESIA para incentivar a leitura de alunos do Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano.
Projeto Banquete da Poesia – 1º ao 5º ano |
No final da postagem disponibilizei para vocês um link para que vocês possam fazer o DOWNLOAD deste projeto em PDF.
Projeto Banquete da Poesia
1º ao 5º ano
Palavras-chave: Leitura – Poesias.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental 1º ao 5º anos.
Objetivo Geral: Promover o contato dos alunos com poesias de autores renomados para o público infantil, objetivando o despertar pela leitura e obras literárias envolventes.
Objetivos Específicos:
- Melhorar o desenvolvimento dos trabalhos de leitura na escola envolvendo todos os alunos do Ensino fundamental de 1º ao 5º ano;
- Incentivar professores a trabalharem poesias e produzirem ações lúdicas de interesse coletivo, aprimorando o conhecimento em diferentes habilidades leitoras;
- Instigar os educandos da participação coletiva no banquete da poesia, despertando para os autores em destaque nos textos, e do o prazer de ler poesias, bem como ser autor de suas próprias produções.
- Conteúdos Abordados:
- Gênero textual (Poesia)
- Lista
- Sequências Didáticas
- Rimas
- Nome próprio
Desenvolvimento das ações:
- Selecionar e imprimir as poesias desejadas para expor no banquete;
- Realizar um debate com a turma, esclarecendo todas as informações pertinentes a poesia tais como: estrutura, finalidade, estrofes, versos etc.
- Preparar uma mesa grande e organizar as poesias por autor em panelas ou jarras;
- Criar nomes para os pratos. Ex: Sopa de Ruth Rocha – Salada de Vinicius de Moraes etc, esta ação deverá ser feita para todos os autores, lembrando que o professor poderá imprimir pelo menos 3 poesias de cada autor;
- Sugere-se que a mesa do banquete seja exposta no pátio da escola 1 vez por semana, durante 1 mês, ou seja, 4 ou 5 vezes – tempo estimado para o desenvolvimento do projeto;
- A leitura das obras literárias deverá ser realizada a critério do coordenador/professor. Ex: Convidar os alunos do turno de uma só vez – Convidar por turma – Convidar de 2 ou 3 turmas ao mesmo tempo. A escola resolve dependendo de suas regras;
- O coordenador orienta os professores para desenvolver umas das atividades citadas acima nos conteúdos e trabalhar durante 1 semana. Ex: 1ª Semana – Atividades envolvendo nome próprio, destacando o nome dos alunos e dos autores das poesias. Ex: 2ª Semana – Trabalhar o gênero textual LISTA, com os títulos das poesias lidas, nomes dos autores etc. Ex: 3ª Semana – Desenvolver uma sequência didática envolvendo um das poesias que estão sendo trabalhadas – Ex: 4ª Semana – Confeccionar um jogo de RIMA e trabalhar as palavras que rimam dentro dos textos, circulando, colando, pintando etc. – Ex: 5ª Semana – Produzir com a turminha suas próprias poesias,orientando sempre quanto a estrutura, tema etc. Expor as criações no grande banquete de exposição no final da culminância do projeto.
- Preparar uma animada exposição das produções escritas dos alunos, com o GRANDE BANQUETE DA POESIA, convidando os pais para participarem desse momento da vida dos filhos, os professores deverão com antecedência escolher/e ou sortear um aluno por turma para ler para o público a poesia que mais se identificou ou a dele mesmo ou a do banquete semanal.
- Fazer uma premiação para as crianças com um verdadeiro banquete de lanches para finalizar o projeto com muita criatividade.
Sugestão de Autores:
- Ruth Rocha
- Vinicius de Moraes
- Cecília Meireles
- Clarice Lispector
- Monteiro Lobato
- Marina Colasanti
- Érico Veríssimo
- Ana Maria Machado
Avaliação do Projeto: As avaliações serão realizadas durante toda semana pelas ações executadas em sala de aula, e a fora dela, além da participação dos alunos.
Não deixem de acessar também o blog da professora Valéria: