Cadernos de atividades para alunos que ainda não sabem ler:
Selecionamos nesta postagem Cadernos de atividades para alunos que ainda não sabem ler, desenvolvidos pela Prefeitura de SP e está disponível para download em PDF.
Introdução:
Os resultados obtidos nas edições da Prova São Paulo de Língua Portuguesa, desde 2007, tem como objetivo medir os conhecimentos e habilidades dos alunos em leitura e produção de textos em escalas contínuas de desempenho, admitem supor que, entre os alunos com proficiência abaixo do básico e que, portanto, não dominam as habilidades básicas que a prova objetivava mensurar, existam estudantes que não dominam o sistema de escrita alfabética ou os padrões da linguagem escrita (ortografia, segmentação em palavras, frases e parágrafos, emprego de maiúsculas, acentuação, pontuação, concordância).
Não é de hoje que a SME-SP vem empreendendo esforços para assegurar a esses alunos a aprendizagem das habilidades envolvidas nesses conteúdos para permitir sua efetiva inserção nas atividades que dependem de um domínio mais fluente da leitura e da produção de texto no final do Ciclo I ou no Ciclo II.
Em 2006, as avaliações diagnósticas propostas pelo Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental e desenvolvidas pelas escolas da Rede já identificaram um número significativo de alunos nessas condições.
Em decorrência das dificuldades apontadas e somando-se a inserção dos alunos recém alfabetizados provenientes do PIC (Projeto Intensivo no Ciclo I), o Programa Ler e Escrever desenvolveu, em 2007, ações para recuperar as aprendizagens desses alunos para que pudessem seguir aprendendo em sua trajetória escolar.
Em função dessa necessidade, foram planejadas duas ações:
- a produção do material “Apoio à Leitura e Escrita” para subsidiar o trabalho do
professor de SAP, cuja tarefa era alfabetizar os alunos; - a série, dirigida aos professores de Português, Aprender os Padrões da Linguagem
Escrita de Modo Reflexivo, que tem como objetivo criar situações didáticas que
promovam um ensino reflexivo a respeito de conteúdos como ortografia,
segmentação do texto em palavras e frases, concordância, pontuação etc.
ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos com pouco domínio de
leitura e escrita.
VEJA TAMBÉM: Avaliações para 4º ano para download em WORD
O diagnóstico proposto para identificar os alunos que precisam de atividades de
recuperação – alunos do 4º ano do Ciclo I e do 5º ao 8º ano do Ciclo II que obtiveram
proficiência abaixo do básico na Prova São Paulo – pretende encontrar respostas às seguintes
questões:
- Desse grupo de alunos, quais revelam não dominar o sistema de escrita, isto é, não são capazes de compreender a organização do sistema alfabético para ler autonomamente ou para redigir textos de próprio punho? (Indicação para o módulo de alfabetização I)
- Desse grupo de alunos, quais revelam pouca fluência para ler e que escrevem com pouco domínio das convenções da escrita? (Indicação para o módulo II e/ou III)
- Desse grupo de alunos, quais leem com alguma fluência e que já redigem com algum domínio das convenções da escrita? (Indicação para o módulo IV)
Para realizar o diagnóstico, inicialmente é necessário que você converse com a equipe
técnica da escola (diretor, assistente de direção, coordenador pedagógico) para ter acesso
aos resultados da Prova São Paulo e organizar a lista dos estudantes que obtiveram
proficiência abaixo do básico na Prova São Paulo e que farão o diagnóstico cuja finalidade é
organizar os grupos em função das necessidades de aprendizagens identificadas.
Cadernos de atividades para alunos que ainda não sabem ler
Estudos de Recuperação – Língua Portuguesa
Unidade II – Palavra cantada: desvios dos padrões de escrita