Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil |
A importância do ato de ler, segundo o pensamento do maior educador brasileiro Paulo Freire, vai para além da decodificação do código linguístico. Ler é interpretar, é mais do que apenas identificar as letras, sílabas e palavras em uma frase, mas sim buscar significado.
Dessa forma, não podemos ser levianos com a leitura e tampouco com a escrita, afinal, a escrita é como nos expressamos, carrega arte, sentimento, lembrança, registros, o próprio conhecimento. A leitura e a escrita são base para qualquer outro conhecimento, são portas pelas quais recebemos significados e damos significado.
Portanto, preparamos este projeto pedagógico voltado para educação infantil e séries iniciais visando oferecer sugestões e ideias para trabalhar com este tema fundamental. Confira!
PROJETO LEITURA E ESCRITA
Justificativa:
A leitura e a escrita na perspectiva freiriana é indispensável para uma educação crítica e cidadã. Além de poderosos meios de comunicação que guardam consigo muito do conhecimento acumulado, são habilidades indispensáveis para o pleno convívio social.
Objetivos:
- Esclarecer quanto à importância de ler e escrever;
- Conscientizar quanto ao caráter interpretativo do ato;
- Aprender a interpretar e desenvolver esta capacidade;
- Aprender a comunicar, como passar corretamente uma mensagem;
- Exercitar a abstração e criatividade;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Exercitar disciplina e respeito;
- Conscientizar e humanizar, buscando formar sujeitos críticos que exerçam plenamente sua cidadania.
Desenvolvimento:
- Faça uma sondagem previamente, buscando verificar quanto conhecimento prévio eles trazem consigo, o que já conseguem decodificar (ler) e reproduzir (escrever);
- Use de todos os meios didáticos e interativos possíveis para familiarizá-los com o tema em sua apresentação;
- Folhear revistas, livros, roda de leitura, recorte e colagem, ditado, completar as lacunas nas letras, nas palavras, nas frases, etc;
- Cantar e assistir filmes;
- Realizar brincadeiras dirigidas, como gincanas e jogos, envolvendo letras, palavras, sílabas;
- O QUE QUER DIZER? – Nesta atividade, faça com que encontrem o significado de palavras, frases e etc., para reforçar a capacidade interpretativa.
- COMO EU FALO… – Aqui, reúna os erros de comunicação mais comuns entre eles e ensine a forma correta de se expressar, melhorando a comunicação.
- VERDADE OU MENTIRA – Esta brincadeira dirigida consiste em dividir os alunos em grupos, onde cada grupo dirá frases previamente escolhidas (você pode confeccioná-las em cartões feitos com papel mais duro), e o outro terá de adivinhar se é verdade ou mentira.