Nesta postagem vamos falar um pouco sobre a gestão do tempo do professor, como minimizar o tempo gasto com burocracia, ordem, na sala de aula e muito mais.
Gestão do tempo do professor
Confira algumas dicas e sugestões retiradas do site Canal do Ensino.
Como minimizar o tempo do professor gasto com burocracia?
Gestão do tempo do professor: Investir em tecnologia
Atualmente há várias soluções tecnológicas que podem substituir o momento da chamada, como monitoramentos de presença baseado em sistemas e aplicativos que possibilitam registros informatizados. E neste caso, o suporte precisa ser oferecido ao professor para que tenha uma estrutura escolar que otimize atividades burocráticas, como preenchimento de cardenetas de chamadas e prontuários de alunos.
Porém nem sempre é possível eliminar atividades burocráticas, mas elas podem ser minimizadas com um pouco de organização e planejamento.
Recomendo também: Como as tecnologias contribuem para o processo de Alfabetização
O professor pode organizar livros, papéis e projetos em arquivos digitais, o que torna as atividades de planejamento mais fáceis e também possibilita que o conteúdo seja compartilhado entre professores, gestores e alunos.
Veja também: Atividades que mais tomam tempo do professor
Como minimizar o tempo do professor gasto para manter a ordem?
Gestão do tempo do professor: Invista na comunicação
Diminuir a bagunça e aumentar atenção do aluno são tarefas difíceis, que exigem bastante energia dos professores. A melhor maneira de minimizar o tempo gasto para manter a ordem é construir um canal de comunicação positiva com os alunos.
Procure resolver problemas de indisciplinas e discussões entre os alunos o mais breve possível, pois isso diminui as chances da bagunça aumentar. Trate assuntos de indisciplina individualmente com os alunos envolvidos e assuma sempre o papel de mediador.
→ Curso grátis ensina professor a usar tecnologia em sala de aula
Aborde os alunos com uma postura firme, porém que possibilite o diálogo, faça questões com um tom positivo, use perguntas como “Como posso te ajudar a …?” e “Você está com dúvidas sobre… ?”.
Para os alunos mais indisciplinados e quando a tensão for maior, ouça o agredido e o aluno agressor, medie o diálogo e promova a conscientização das consequências de seus comportamentos. Vale também investir em debates para propor soluções, tirando o foco do aluno, e focando no comportamento que precisa ser mudado.
Se prepare para o que sempre se repete
O professor pode prever como os alunos reagirão em sala, pois tem eventos que sempre acontecem como: um aluno ser bem mais rápido do que os colegas e ficar ocioso, os grupamentos que não se entendem, alunos com deficiências e alunos que estão adiantados.
Para lidar com todas essas coisas que sempre se repetem vale investir o tempo do professor em sala de aula para algumas atividades:
- Faça intervenções individuais, passando pelas mesas para atender e compreender melhor os alunos;
- Permita que os alunos formem grupos espontâneos com colegas que tem mais afinidade e depois pergunte ao grupo o papel de cada integrante, isso possibilita maior interação;
- Prepare atividades e materiais de leitura para aqueles alunos que terminarem mais rápido;
Há, no entanto, imprevistos, e nestes casos, o que vale é a experiência do professor e seu jogo de cintura. Invista em fazer um registro e fazer uma reflexão sobre as intervenções que deram certo, e o que não trouxe resultados, compartilhe com a coordenação pedagógica e invista na melhoria da sua prática em sala de aula.
Como otimizar o tempo do professor fora da sala de aula?
Gestão do tempo do professor: Planeje sua rotina escolar
Conheça e siga conteúdo programático da escola, observe a sequência dos assuntos a serem trabalhados em cada bimestre ou trimestre, aproveite para recuperar materiais já ministrados, trocar materiais com professores da mesma disciplina, invista em trabalhos interdisciplinares, apresente seu plano ao gestor, revise e proponha mudanças.
Reserve um dia da sua agenda para planejar sua rotina da escola e suas aulas. Procure planejar as aulas para pelo menos um mês, e tenha o hábito de rever o planejamento pedagógico e alinhar com os objetivos da instituição de ensino.
Antes da aula invista seu tempo para torná-la mais envolvente:
- Prepare como será o roteiro da aula;
- Insira um elemento surpresa para tornar a aula mais dinâmica;
- Reflita sobre o aluno, se coloque no lugar dele;
- Utilize atividades com vídeos, e atividades extra classe em plataformas interativas, isso irá reduzir o volume de trabalhos e tarefas para corrigir em casa.
Gestão do tempo do professor: Invista em você
Procure investir em atividades que aumente seu nível de energia e disposição, isso reduzirá o estresse da jornada escolar.
Aprenda a dizer não e respeite seus limites. Se algum gestor propor atividades extras ou que não estejam alinhadas com os objetivos da sua função, converse e exponha com clareza seus argumentos para não aceitar.
Muitas mudanças não acontecem como gostaríamos nas instituições e escolas do Brasil, o que vale é focar nossos esforços em mudar nossa atitude e aproveitar melhor nosso tempo.
Essa consciência e postura com certeza irá repercutir nos bastidores e fazer grande diferença.
Fonte: Canal do Ensino
O Canal do Ensino é um Portal dedicado a educação, que está no ar desde janeiro de 2012.
Se gostou da postagem “Gestão do tempo do professor, como minimizar o tempo?.“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA