Por que continuar a estudar? 6 Motivos para você se dedicar aos estudos neste ano.
É comum que, na conclusão de uma graduação, o estudante seja tomado por aquela sensação de etapa vencida e finalizada, carreira definida e fim de uma vida acadêmica. Momento de muitas comemorações, presentes e sonhos para uma carreira promissora. No entanto, este não deve ser o fim da vida em sala de aula. Pelo contrário, a corrida está apenas começando.
Se queremos ser bons em nossos trabalhos, devemos estar constantemente atualizados, especialmente em função da situação de mercado que estamos vivendo. Adapte-se ou simplesmente saia da competição. Atualize-se dia pós dia. Você deve ser capaz de enfrentar os desafios diários com técnica e muita criatividade. E, para isso, precisa aprofundar os seus conhecimentos a todo tempo.
Veja também: Por que é importante escrever?
Como um profissional antenado, busque por especializações constantes em áreas de interesse, ou mesmo, em áreas defasadas que você identifique como oportunidade.
Por que continuar a estudar?
Confira agora algumas razões pelas quais você deve se manter estudando:
Incrementa sua renda:
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que, a cada ano de estudo, seu salário pode subir 15%.
Aumenta a chance de se empregar:
A possibilidade de entrar no mercado de trabalho cresce em 3,3% por ano de estudo finalizado.
Você fica atualizado:
Ao estudar sempre, você se conecta com as novidades da sociedade do conhecimento e tem assunto e opiniões.
Influi na saúde:
A qualidade devida está ligada aos anos de estudo.
Traz liberdade:
Quanto mais uma pessoa estuda, mais ela se sente livre para tomar decisões.
Ajuda a comunidade:
Quem estuda mais participa melhor da vida política e social da comunidade.
Por que continuar a estudar? 5 dicas para você não desistir e continuar estudando.
São sugestões para você estudar para concurso e manter-se motivado e focado em seu projeto de aprovação. Leia e releia sempre que pensar em desistir.
Confira também: Como melhorar sua escrita: Dicas para escrever melhor
Lembre-se sempre porque você começou a estudar
Nunca esqueça o motivo inicial que o levou a estudar para concursos públicos, o que é na maioria das vezes a consequente melhora de vida; afinal o sacrifício da preparação é passageiro, mas o cargo público é para sempre. Uma boa dica é criar o “mural dos sonhos” que deverá ficar em local visível, na área de estudos. Nele anexe fotos do prédio onde quer trabalhar e anote os benefícios e as vantagens da carreira pública. Se possível, anexe um contracheque atualizado do cargo pretendido. Se o seu concurso estiver demorando pra sair, lembre-se que essa demora é muito inferior ao tempo necessário para progredir na iniciativa privada e/ou concluir uma segunda graduação.
Seja otimista
Como diz um dos maiores empreendedores brasileiro de todos os tempos, Jorge Paulo Lemann, “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos.” Ignore os famosos “matadores de sonhos”, pessoas negativas que sempre o levam para baixo dizendo que não adianta estudar, pois concurso público é furada – jogo de cartas marcadas, ou que apenas gênios passam, ou que os concursos públicos vão acabar, entre muitos outros argumentos negativos e, muitas vezes, mentirosos. E mais, os concursos são uma garantia constitucional, conforme o art. 37, inciso II, da Constituição Federal.
Por esses e outros motivos é importante também evitar perder tempo em grupos de WhatsApp e Facebook que se dedicam mais para especular e desesperar os candidatos do que de fato trocar informações sobre concursos e dicas boas de estudos.
Crie uma rotina profissional de estudos
Primeiro uma técnica de base científica para o desenvolvimento de um hábito: repita uma rotina (no caso, a rotina de estudar) durante vinte e um dias (três semanas), sempre no mesmo horário e durante o mesmo período de tempo, seja dia útil, feriado ou final de semana sente-se, ligue o cronômetro, e somente levante depois do período que traçou para estudos. Com isso, você vai criar um hábito.
Esse hábito contínuo o ajudará a manter a motivação em estudar sempre. Como um atleta que malha todos os dias, você sentirá falta de malhar o cérebro. Esse tipo de “vício” saudável de estudar fará parte de sua vida até você atingir o objetivo.
Não deixe de ver: O que faz o bom aluno?
Estabeleça metas de curto prazo
Muitas vezes ficamos frustrados e achamos que nosso desempenho está inadequado por ter estipulado metas que ainda estão muito distantes. O renomado autor americano e professor da Universidade de Harvard, John Kotter, diz que para “liderar mudanças significativas em uma organização é necessário gerar vitórias de curto prazo”. O mesmo vale para os concursos. Você precisa estipular metas que possam ser alcançadas e comemoradas. Em poucas semanas, vai-se aumentando progressivamente até atingir o seu objetivo final. S
e você sabe que para ficar competitivo para ser aprovado no próximo concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal, por exemplo, é necessário acertar em média 85% das questões nos simulados, mas atualmente você só consegue acertar 40%, estipule metas graduais de acertar 50%, depois 60%, até chegar ao seu objetivo de 85% de acerto. Celebre essas vitórias e sinta o seu progresso. Isso vai deixá-lo motivado para seguir em frente.
Pratique atividades físicas
Já existem muitos estudos consolidados de universidades renomadas que comprovam que a atividade física faz bem à concentração, aumentando a capacidade cognitiva, reduzindo o estresse e aumentando a felicidade e capacidade de estudar por mais tempo. Praticar atividades físicas, especialmente aeróbicas (caminhar, correr, nadar, pedalar etc) ao menos três vezes por semana aumentará seu rendimento e sua sensação de bem-estar e progresso nos estudos, além de aumentar a capacidade de retenção de informações.
Não pense que é perda de tempo praticar atividades físicas, pois o ganho do aumento da produtividade em seus estudos compensará essas poucas horas gastas na academia, nas ruas ou nos parques. Você ainda pode colocar audioaulas em seu dispositivo móvel e escutar enquanto se exercita.
Fonte: Canal do Ensino
Se gostou da postagem, “Por que continuar a estudar?“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA