Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de plano de aula músicas infantis para alfabetização, para trabalhar com series inicias.
Plano de aula músicas infantis para alfabetização.
Justificativa:
A leitura de textos infantis, tais como poesias, parlendas, trava-língua, canções, historinhas, fascinam e envolvem a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal.
Textos que rimam de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada, são recriados e modificados ao longo do tempo e nos diferentes espaços.
As próprias crianças reinventam e perpetuam esses textos, pois fazem parte de suas vivências.
Ao estabelecerem este contato direto com manifestações sonoras da linguagem – ritmo e rima – lidam com elementos imprescindíveis para o enriquecimento da linguagem oral e escrita.
Objetivos Didáticos:
- Participar os alunos em situações que envolvam a comunicação oral, onde eles possam conhecer e interessar-se por diferentes gêneros literários;
- Participar os alunos em situações de escrita, onde seja oportunizado avanços no processo de leitura e escrita;
- Promover a escuta de diferentes textos, atribuindo-lhes significado a partir da leitura realizada pela professora, permitindo assim que a criança conheça as características que são peculiares;
- Favorecer o uso de estratégias de leitura;
- Proporcionar através de atividades individuais e coletivas, relações entre as partes “faladas” (oral) e “lidas” (escrita).
Conteúdos:
- Apreciação e interesse por diferentes gêneros literários
- Leitura de textos memorizados, utilizando para isso estratégias de leitura
- Ampliação e o uso do vocabulário
- Diferentes gêneros e portadores textuais: contos, fábulas, Versos, cantigas, parlendas e quadrinhas
- Vivenciar o comportamento leitor.
Plano de aula músicas infantis para alfabetização: Para imprimir.
Se gostou da postagem,“Plano de aula músicas infantis para alfabetização.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.