Selecionamos nesta postagem dicas de 5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.
Importante: Não podemos deixar de avisar a vocês leitores do SÓ ESCOLA que os livros aqui sugeridos não estão disponíveis para baixar aqui, pois infringe os direitos autorais dos seus respectivos editores e autores. A unica forma legal de conseguir os mesmos de forma LEGAL é comprando em lojas físicas ou virtuais.
Menina bonita do laço de fita:
SINOPSE: Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.
Para adquirir o livro Clique Aqui.
O cabelo de Lelê:
SINOPSE: Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.
Para adquirir o livro Clique Aqui.
As tranças de Bintou:
SINOPSE: Este livro conta a história de Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus ‘birotes’ no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história é contada a partir de um contexto cultural específico, um momento universal – a passagem da infância para a adolescência.
Meninas Negras:
SINOPSE: Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.
Para adquirir o livro Clique Aqui.
Bonequinha Preta:
SINOPSE: Mariazinha e sua Bonequinha Preta, são muito amigas. Certo dia, Mariazinha saiu com sua mãe e não pôde levar a Bonequinha Preta. Mariazinha pediu a bonequinha para se comportar e também para não chegar à janela. Mas os pedidos de Mariazinha não adiantaram. A Bonequinha Preta ouviu miados na rua, chegou até a janela e um acidente aconteceu.
5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.
O que achou da postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Se você é professor não deixe de ver: Ideias de Painel e Murais para o Dia da Consciência Negra são excelentes sugestões.