Plano de Aula direitos e deveres da criança: A partir das aulas propostas, o aluno vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguísticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola.
A concentração e a atenção dos alunos também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas, confira plano de Aula direitos e deveres da criança:
Plano de Aula direitos e deveres da criança.
Duração das atividades:
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Estratégias e recursos da aula
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Deveres com:
- Os colegas
- A escola
- A família
- Você mesmo
Professor depois dos alunos terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os alunos troquem os cadernos para um ler a resposta do outro.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.
Professor faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os alunos façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:
Avaliação:
A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.
Direitos da Criança aprovados pela ONU:
- Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
- Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
- Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
- Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
- Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
- Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
- Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
- Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
- Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
- Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.