Ajude as crianças a reconhecer o estresse: As crianças experimentam estresse por várias razões, podem ser coisas que as preocupam ou as fazem dormir mal ou choram sem motivo. Também é possível que as crianças sofram estresse acadêmico, especialmente após 8 anos. As fontes mais comuns de estresse em crianças são geralmente: estresse acadêmico, estresse familiar, doença, problemas de amizade e bullying.
Todas as crianças são diferentes e mostrarão seu estresse de maneiras diferentes também. Há crianças que mostram seus sentimentos rapidamente, enquanto outras podem internalizar as coisas e tentar lutar contra esses sentimentos sem ajuda. Mas é necessário que em todas as famílias do mundo haja uma política de “não lutar sozinha contra os sentimentos”. Assim, as crianças aprenderão a compartilhar seus sentimentos, pedir ajuda sempre que precisarem, e ser empáticos quando outra pessoa precisar, especialmente outro membro da família.
Mas, além de levar isso em consideração, é muito importante também ter algumas chaves para o gerenciamento do estresse em crianças pequenas. É fácil esquecer que as crianças também podem experimentar estresse e que o estresse produz ansiedade, depressão e até doenças. O estresse pode afetar todo o corpo de crianças e adultos, e é por isso que é importante ensinar as crianças a gerenciar seus próprios níveis de estresse. Comece a usar essas estratégias para combater o estresse em sua casa.
Veja Também:
Ajude as crianças a reconhecer o estresse
Como ajudar as crianças a reconhecer o estresse:
Verificação de estresse
O corpo pode oferecer mapas para saber se existe muito nível de estresse. O primeiro passo é ajudar as crianças a aprender a gerenciar o estresse, ensinando-as a identificar os sinais mais frequentes no corpo. Os mapas do corpo podem ser usados para ajudar as crianças a entender isso. Imprima um esboço de um corpo e fale com eles sobre como o estresse é experimentado no corpo.
Você pode apertar seu maxilar, apertar os punhos, sentir dor na barriga ou pressionar seus ombros. Estes são alguns exemplos, mas você pode dar-lhes mais. Em seguida, peça-lhes que pensem sobre como eles reagem quando estão bravos ou frustrados. Então, diga-lhes para colorir o vermelho no corpo, desenhando as áreas do corpo que se sentem contrariadas quando estão estressadas ou com raiva.
Lista de controle de estresse
Em seguida, crie uma lista de controle de estresse, ou seja, para saber quais são os disparadores. Fale sobre o seu estresse e as coisas que podem desencadeá-lo. Desta forma, seus filhos saberão e entenderão o que significa sentir-se provocado por algo em particular. Ajude seus filhos a fazer a lista de gatilhos e mantê-los próximos para que eles possam estar mais conscientes dos seus sentimentos em resposta aos fatores que os desencadeiam.
As opções em tempos de estresse
Todos tomamos decisões em situações estressantes e crianças também. Só estará em nosso poder para intensificar o estresse, decidir reduzi-lo ou deixá-lo ir. Se quisermos aumentar o estresse, nos sentiremos mal e muito irritados e, se decidimos reduzi-lo ou deixá-lo ir, nosso humor melhorará visivelmente.
Ao optar por reduzir o estresse, as próprias crianças não sabem estratégias suficientes para alcançá-lo, por isso é importante que os adultos ajudem com algumas chaves para aliviar o estresse em crianças pequenas. Desta forma, os pequeninos sentirão a orientação necessária não só para entender suas emoções, mas também para distinguir quando sentem estresse de quando não e acima de tudo, saber o que fazer nesses momentos de tensão e poder assim, sentir-se melhor sem ser dominado por raiva ou raiva.
Ajude as crianças a reconhecer o estresse
Curta: @SÓESCOLA no Facebook