Atividades para trabalhar com uma criança com autismo: O autismo é um transtorno do desenvolvimento que causa diminuição da capacidade de comunicar e interagir com os outros, enquanto restringe os interesses e atividades.
Esta desordem não tem cura, pelo menos até agora, mas seus sintomas podem melhorar ao longo dos anos.
Não deixe de ver: Os Símbolos do Autismo
Na verdade, quanto mais cedo o tratamento começa, melhor será o prognóstico a longo prazo. É por isso que os especialistas recomendam a realização de uma série de atividades educacionais e / ou jogos destinados a crianças com autismo, desenvolvendo suas habilidades e habilidades, além de melhorar sua capacidade de comunicação, especialmente com seus pais.
Atividades para trabalhar com uma criança com autismo
3 jogos e exercícios para ajudar uma criança com autismo:
1. Jogando com as letras
Uma grande parte das crianças com autismo tem dificuldades de linguagem. Muitas vezes, eles desenvolvem um vocabulário pobre e estruturas gramaticais incorretas que impedem que se comuniquem facilmente. Além disso, eles têm dificuldade em entender o idioma dos outros para que eles não consigam entender perguntas simples, instruções e piadas. Portanto, é importante familiarizá-los com as letras e as palavras . Uma boa estratégia para conseguir isso é através de jogos e atividades que incluem cartas.
Por exemplo, você pode cortar algumas letras de papelão e colocá-las dentro de uma meia grande. Ao mesmo tempo, coloque um cartão na frente da criança com as letras que você escondeu. O jogo consistirá na pequena descoberta, dentro da meia, nas letras que estão no cartão, para que elas correspondam. Cada vez que você encontra uma carta, você pode pronunciá-la e motivá-la para repetir o som.
Você também pode dar uma carta e encorajá-la a procurar a casa, como se fosse um tesouro escondido. A criança se divertirá muito e, ao mesmo tempo, aprenderá a identificar as letras.
2. Jogando com números
Muitas crianças com autismo experimentam um grande fascínio com os números, embora muitas vezes não conseguem entender a lógica dos cálculos. Ainda assim , eles adoram alinhar ou jogar sempre com a mesma quantidade de objetos. Você pode aproveitar esse interesse em seu favor para estimular suas habilidades numéricas.
Procure diferentes tipos de objetos e tenha algumas caixas à mão onde você pode armazená-los. Por exemplo, você pode encontrar alguns lápis, botões, bolas ou mesmo meias e várias caixas de acordo com esses tamanhos. Quando você tem tudo, sente-se para brincar com a criança e peça-lhe para colocar em cada caixa um certo número de objetos, dependendo da forma, cor ou classe.
Você também pode aproveitar o tempo de jantar ou lanche para contar quantos biscoitos você comeu ou quantos cereais você adiciona ao leite. E enquanto você o banha, você pode cantar músicas relacionadas aos números.
Não deixe de ver: Como trabalhar com autismo infantil? O que é Autismo?
3. Faça-me ouvir você e entender
Um dos maiores problemas de uma criança com autismo é a dificuldade em se comunicar com os outros. Na verdade, a maioria das pessoas tende a ignorar conversas, instruções ou perguntas, quer porque não entendem ou porque não se importam. No entanto, esta é uma das áreas que requer mais atenção porque dependerá, em grande medida, do grau de autonomia e independência alcançado na idade adulta.
O primeiro passo é chamar a atenção da criança antes de falar. tocando seu ombro ou chamando-o pelo nome dele. O objetivo é que a criança se acostume a prestar atenção cada vez que ele ou ela é falada, aumentando assim a probabilidade de que ele ou ela possa entender pelo menos parte da mensagem. Também é importante falar com clareza, devagar e fazer pausas. Por exemplo, em vez de dizer: ” Pegue a colher e faça a sopa “; Você pode dizer: ” Pegue a colher ” e quando tiver feito: ” Coma a sopa “.
O segundo passo é repetir as frases várias vezes, até se certificar de que a criança as tenha entendido. É conveniente ser redundante ou parafraseando, aumentando assim as chances de que a criança entenda você. Outro truque é falar sobre tópicos que despertem seu interesse, como o que você está fazendo naquele momento ou o que você vai fazer em pouco tempo. Desta forma, você se sentirá mais motivado para ouvir o que você diz e pouco a pouco você se adaptará para ter uma conversa.
Atividades para trabalhar com uma criança com autismo
Confira também: Os animais de estimação são bons para crianças com autismo?
Com informações do site ETAPA INFANTIL – Curta nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA