Como tirar o máximo proveito dos brinquedos? Todos os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança, mas nem todos têm o mesmo efeito.
Se fosse feita referência a um “brinquedo ideal”, esse seria o brinquedo espontâneo (que a criança escolhe sozinho) e educacional (que tem um propósito instrutivo). No entanto, a utilidade de um brinquedo também dependerá de como a criança o usa.
Um brinquedo que pode ser um desenvolvedor para um filho de 5 anos, pode ser frustrante para uma criança de 3 anos, que não entende sua função.
Veja Também: Por que os brinquedos são importantes no desenvolvimento da criança?
Como tirar o máximo proveito dos brinquedos?
Portanto, para tirar o máximo proveito dos brinquedos, é necessário:
- Supervisione a criança enquanto joga, não interrompa, mas observe seus interesses e habilidades com brinquedos. Desta forma, mais tarde você pode estimular as habilidades menos desenvolvidas usando seus brinquedos favoritos.
- Pergunte-lhe o que ele joga e qual é a função de cada brinquedo. No entanto, evite julgar os usos que você dá a cada brinquedo e não tente mudar a maneira como você joga. No máximo, você deve sugerir novas formas de jogar, mas sem criticar o deles.
- Jogue com seu filho seguindo suas próprias regras. Deixe-o definir os limites, determinar as funções dos brinquedos e a finalidade do jogo.
- Motivar a criança a encontrar novos usos em seus brinquedos, bem como regras diferentes para o jogo. Desta forma, você estará promovendo a criatividade e expandindo seus horizontes, ajudando você a entender que o mesmo objeto pode ter funções diferentes.
- Ao comprar, escolha brinquedos educativos, que se adaptem ao seu nível de desenvolvimento, para que você não gere frustração na criança.
Como tirar o máximo proveito dos brinquedos?
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA