Quando os pais ajudam as crianças a desenvolver uma auto-estima saudável, você pode ter certeza de ter fortes habilidades de enfrentamento, o que é uma característica que os ajudará durante suas vidas. Como mães e pais, os erros às vezes podem ser feitos, e isso é perfeitamente normal, a menos que os erros afetem negativamente a auto-estima da criança.
Para evitar erros e que estes afetam a auto-estima de nossos filhos, devemos primeiro saber quais são esses erros. Depois de identificá-los, será hora de você começar a evitá-los para que eles não influenciem suas vidas.
Veja Também: 5 erros comuns ao educar nossos filhos
Erros que afetam a auto-estima de seus filhos.
5 erros que afetam diretamente a auto-estima de seus filhos:
1. Criticando os filhos
Quando você critica seus filhos, é fácil chamar a atenção deles, mas você também afetará negativamente sua auto-estima. Os comentários mal informados ou aqueles que não são maliciosos, mas não pensam antes de dizer que estão desapontados com eles, podem afetar negativamente sua auto-estima, seu humor e sua vontade de experimentar coisas novas. Os sucessos e falhas das pessoas são forjados juntamente com o caráter.
Quando seu filho comete erros, não se concentre em seu filho, é necessário esquecer as críticas e se concentrar melhor na ação ou no comportamento do que na criança. Você precisa se acostumar a diferenciar as ações das pessoas – em todas as idades.
2. Elogios
Isso mesmo, os lances mal focados podem prejudicar a auto-estima e a confiança, embora seja verdade que, se você fizer isso direito e na hora certa, ambas as coisas podem ser fortalecidas. É necessário saber quando usar esta ferramenta de feedback positivo.
As ações específicas das crianças, como seu esforço ou habilidades, precisam de elogios para o feedback e para as crianças tomarem ações positivas novamente e alcançar metas em vez de traços pessoais. Isso ajudará as crianças a saber que o esforço é muito importante.
3. Controle suas vidas
Em vez de tentar controlar todas as facetas da vida de seus filhos, é melhor orientá-los até que eles saibam adquirir algumas habilidades por si mesmos. Você pode dar espaço para explorar o mundo e descobrir coisas para si. À medida que crescem, você pode conversar com eles para que eles possam tomar boas decisões. Apoie-os em seus interesses, pois eles têm novas habilidades.
4. Faça tudo por eles
Embora você possa provavelmente fazer mais coisas e mais rápido e eficazmente do que crianças pequenas, você precisa deixá-las fazer algumas coisas por conta própria para incentivar sua independência e sensação de eficácia. Quando você completar uma tarefa para seu filho, você vai remover a auto-estima, no entanto, se você permitir que eles se vestem ou ajudem a lavar a louça, então eles se sentirão capazes. Eles podem resolver problemas, pensar por si mesmos, tentar novas opções e aprender a lidar com possíveis obstáculos.
5. Procure a perfeição ou compare-os
Definir padrões muito rígidos para as crianças pode ter um efeito oposto ao desejado, ascrianças podem desenvolver ansiedade e sentir medo de decepcioná-lo. Deixe seus filhos aprender com seus erros, ensine-os a cometer erros e aprender com eles porque não é um fracasso, está aprendendo. Eles aprenderão a ver as coisas de diferentes perspectivas.
Além disso, um dos erros mais sérios de um pai é comparar uma criança com outra. Não importa quem faça a comparação, a criança sentirá que não é bom o suficiente e isso irá destruir sua auto-estima. Não há duas pessoas iguais e nunca é bom fazer uma comparação.
Erros que afetam a auto-estima de seus filhos.
Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.