O que é um Texto Dissertativo: Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
Veja ainda: Como fazer uma redação
O que é um Texto Dissertativo?
- Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
- Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.
- Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito da veracidades ideias que estamos expondo.
Características do texto dissertativo:
a) Clareza
b) Coerência
c) Objetividade
d) Unidade
e) Linguagem formal
f) Concatenação de ideias
Partes de um texto dissertativo:
a) Introdução
b) Desenvolvimento
c) Conclusão
Introdução:
- A palavra INTRODUÇÃO tem origem latina: Intro (dentro) ducere (conduzir).
- Então, a finalidade ao se produzir um texto é conduzir o leitor para dentro dele e, para conseguir esse intento, deve-se atrair, seduzir…
- “A introdução é o espaço onde se anuncia, se coloca, se promete, se desperta… Introduzir é convidar.” (Edvaldo Boaventura)
Desenvolvimento:
- É a segunda parte de uma redação e representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as ideias propostas na introdução.
É o momento em que:
a) apresentam-se as informações que se tem sobre o assunto;
b) defende-se o ponto de vista acerca do tema proposto.
- Deve-se tomar o cuidado para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
- Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente. A abordagem depende da técnica definida na introdução:
a) três argumentos (tópico frasal – ideia central do parágrafo);
b) causas e consequências;
c) prós e contras.
Conclusão:
Parte final do texto:
a) em que se condensa o conteúdo desenvolvido,
b) reafirma-se o posicionamento exposto na tese;
c) lança-se perspectiva (visão) sobre o assunto.
- Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5 linhas.
- Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.
- Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um fecho ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.
O que é um Texto Dissertativo?
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.