Ícone do site SÓ ESCOLA

Plano de Aula Consciência Negra na Escola.

Plano de Aula Consciência Negra na Escola - Fundamental e Médio

Plano de Aula Consciência Negra na Escola - Fundamental e Médio

Olá amigos, nesta postagem vamos compartilhar com vocês uma excelente sugestão de Plano de Aula Consciência Negra na Escola. (Semana da Consciência Negra na escola).

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Veja mais:

Plano de Aula Consciência Negra na Escola.

Este Plano de Aula Consciência Negra na Escola é indicado a alunos do Ensino Fundamental (final) e Ensino Médio.

Temas:

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
  • Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação;
  • Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
  • Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma de reconhecimento da importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola. Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma, trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura Afro-Brasileira, temática obrigatória nos currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.

A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da luta e da resistência negra diante da violência.

1 – Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na escola sobre a quantidade de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber como a questão da cor funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo. 

2 – Divida a turma  em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os níveis de ensino existentes na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola: funcionários e estudantes. Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão necessários, no mínimo, 7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:

3 – A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:

1 – Você é negro?

2 – Seus pais são negros?

O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo.

Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e registrar em seus cadernos ou em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados os dados, cada grupo irá apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno ficará responsável por agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando o programa Excel. 

É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de alunos e funcionários negros na maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que os alunos saibam que o combate ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê oportunidade aos grupos raciais e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial, particularmente na Educação.

Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência negra ainda não acabou. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o índice de analfabetismo entre os negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de propor  aos alunos a  realização da Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de valorização e reconhecimento da importância da cultura e do povo africano.  

4- abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e comentem sobre as informações relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:  

5 – Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento da proposta para realização da Semana da Consciência Negra.

Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira tais como: danças – capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos; vestimentas; jogos e brincadeiras; contos, histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre outros. Os alunos poderão ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela criação e organização de um destes espaços.

Avaliação

Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, observando as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento:

  • se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas;
  • se houve envolvimento e participação  nas atividades propostas; 
  • se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
  • se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional;
  • se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola;    
  • se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana da Consciência Negra na escola.

Confira Também:

Plano de Aula Consciência Negra na Escola em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de Aula Consciência Negra na Escola, mostrado acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe:

 

Sair da versão mobile