Confira nesta postagem um excelente Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio.
O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente em 15 de novembro e é considerado um feriado nacional.
A Proclamação da República do Brasil foi decretada em 15 de novembro de 1889, sendo este o momento em que o regime republicano foi instalado no país, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo.
Veja Também:
Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio e EJA.
Confira nesta postagem este excelente Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio, da 2ª Serie.
Trabalhando: Linguagem escrita: leitura e produção de textos e Relações de poder e conflitos sociais
Disciplinas: História e Língua Portuguesa
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o fato histórico que marcou o fim da monarquia e o inicio da República, avaliando a participação popular.
- Compreender a proclamação da República como um golpe desencadeado por forças militares sem grande resistência monarquista.
- Analisar criticamente alguns fatos históricos.
- Retirar informações importantes e relevantes de um texto.
- Desenvolver habilidades de respeito à opinião do colega.
- Problematizar fatos históricos, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- O aluno precisa ter um conhecimento da história do Brasil Imperial.
- Saber ler e escrever.
- Conhecimentos básicos dos gêneros: música, poema, notícia, carta.
Estratégias e recursos da aula
- Leitura de texto
- Interpretação de texto
- Discussão
- Trabalho de Grupo
- Debate
- Produção de texto
- Trabalho em duplas
1ª atividade:
a) O professor solicita que os alunos observem e analisem a imagem acima. Nesse momento não se faz nenhum comentário ou socialização.
b) Em seguida, o professor coloca no quadro as palavras:
MONARQUIA – DEMOCRACIA- REPÚBLICA e solicita que os alunos, a partir delas e da imagem, escrevam, em seus cadernos, o que sabem sobre essas palavras. Nesse momento, o professor apenas ouve e não faz nenhum comentário.
c) Após a socialização da atividade acima, o professor entrega o texto abaixo, sinalizando que é uma parte da notícia publicada no jornal Gazeta da Tarde do dia 15 de novembro de 1889 e solicitando que a turma faça a leitura do mesmo.
“A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade. Foi o exército quem operou esta magna transformação; assim como a de 7 de abril de 31 ele firmou a Monarquia constitucional acabando com o despotismo do Primeiro Imperador, hoje proclamou, no meio da maior tranqüilidade e com solenidade realmente imponente, que queria outra forma de governo. Assim desaparece a única Monarquia que existia na América e, fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa pátria a seus grandes destinos, esperamos que os vencedores saberão legitimar a posse do poder com o selo da moderação, benignidade e justiça, impedindo qualquer violência contra os vencidos e mostrando que a força bem se concilia com a moderação. Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!” Completo Aqui.
d) Logo após, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- Há quantos anos foi redigida esta notícia?
- Seria o redator da notícia um monarquista ou um republicano? Justifique sua resposta identificando a parte do texto que comprova sua opinião.
- O que foi, na história do Brasil, o dia 15 de novembro de 1889?
- Que novo regime foi instalado no país nessa data?
- De acordo com o texto, o que se esperava desse novo regime de governo?
- O que era esperado desse novo regime se efetivou em nosso país? Justifique sua resposta.
2ª atividade:
a) Ainda para um trabalho com a notícia, organize a turma em duplas. Proponha que a dupla, com base no texto, faça uma discussão e o registro escrito das questões:
- Por que foi o exército o responsável pela proclamação dessa nova forma de governo?
- Como se deu essa troca de governo? Com uso de armas? De maneira pacifica?
- À luz dos dias de hoje, o novo regime implantado em 15 de novembro de 1889 resolveu o problema do povo brasileiro? Justifique sua resposta.
- Como estaria hoje o Brasil se ainda seu regime de governo fosse a monarquia?
- Como a dupla enxerga a participação das camadas populares nesse episódio?
- Foi possível perceber mudanças na passagem do regime monárquico para o republicano naquele momento da história? Se sua resposta foi positiva, identifique quais foram elas.
- Qual o significado nesse momento da história do Brasil as excçamações: Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!”
b) O professor propõe a socialização das respostas e faz os comentários necessários.
c) Em seguida, e com a turma ainda em duplas, o professor propõe que cada uma elabore duas perguntas que gostariam de saber sobre a queda da monarquia e implantação da república no Brasil. O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelas duplas, copiando-as em uma folha de papel manilha e deixando-as expostas na sala.
d) O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelas duplas, copiando-as em uma folha de papel manilha e deixando-as expostas na sala.
3ª atividade:
a) A turma será levada para a sala de informática e organizada em 05 grupos. Cada grupo receberá um tema de acordo com a distribuição abaixo:
1º grupo: O papel do exército no processo da implantação da república.
2º grupo: O clima político reinante no Brasil durante a queda da monarquia.
3º grupo: A participação das camadas populares no processo.
4º grupo: Regime de governo predominante na América no momento da instalação da república no Brasil.
5º grupo: O papel das classes dominantes na mudança de regime de governo
b) A tarefa do grupo é buscar informações sobre o tema a ele atribuído de forma a esclarecer e enriquecer cada um deles. Essas informações serão repassadas para o restante da turma e para isso, a equipe pode fazer de uma forma bem criativa, como por exemplo, através de uma música, um poema, uma notícia, uma carta… O professor propõe a socialização das produções fazendo os comentários necessários.
4ª atividade:
a) O professor propõe a retomada das anotações realizadas pelos alunos na 1ª atividade da aula e propõe que, após o trabalho realizado, façam a reescrita do texto que eles escreveram acrescentando as informações novas obtidas com esse estudo.
b) O professor socializa as novas anotações e faz os comentários necessários.
c) O professor retoma as perguntas elaboradas por eles na 2ª atividade da aula, propondo, que à luz dos conhecimentos obtidos a partir das pesquisas, as mesmas sejam respondidas.
OBS: Caso alguma pergunta tenha ficado sem resposta, o professor pode propor que a turma busque informações para trazer para os colegas.
5ª atividade:
a) O professor organiza os alunos em círculo com o objetivo de abrir um debate sobre a participação popular na proclamação da República, tendo como base o trabalho desenvolvido nessa aula.
b) Para iniciar o debate, o professor escreve no quadro a seguinte afirmativa: “Apesar dos acenos para uma democratização do poder, a Proclamação da República foi um fato histórico que teve uma pouquíssima participação popular, sendo que, na maior parte das vezes, o povo era apenas citado nos discursos da nova oligarquia que chegava ao poder”. Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor vai realizando intervenções para instigar os alunos a pensarem sobre o assunto e fazendo os comentários necessários.
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e discussão dos textos, a apresentação dos resultados das pesquisas, o debate, as perguntas elaboradas, somadas às intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio em PDF.
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de Aula Proclamação da República Ensino Médio, mostrado acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe: