Respeite os ritmos da aprendizagem infantil: Para equilibrar o ensino e a aprendizagem
A educação tradicional, pouco a pouco, está se tornando obsoleta por causa da pequena implicação ativa para a aprendizagem que os alunos tiveram que fazer. Na educação tradicional, os professores só esperavam que, com disciplina e retidão, os alunos aprendessem o conhecimento que eles inculcaram de forma passiva (ouvindo, sentando e silenciosos durante longas e intermináveis horas).
As crianças que foram para fora desta norma eram um incômodo para a sala de aula e às vezes eram retiradas dela para que não distorcessem o ritmo normal de aprendizado entre colegas.
Muitos pais pensavam que se o filho distorcessem a aula porque se aborrecia ou porque o método didático não parecia certo, o problema era com a criança porque não sabia como manter os formulários ou respeitar o professor. Mas, da minha perspectiva, essa criança precisava de um estilo de aprendizagem diferente que ninguém considerava … por isso era o professor que não respeitava as necessidades educacionais do aluno.
Recomendo: Qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil e para aprendizagem?
Respeite os ritmos da aprendizagem infantil: Adaptar-se a crianças
A professora muitas vezes pensa que as crianças devem se adaptar a ele, a seu modo de ensino e que a criança deve obedecer em tudo o que é dito. Este não é o caso, obedecer está fora de qualquer ensinamento … as crianças precisam ser motivadas para aprender e com a obediência não há motivação alguma.
O professor, que deve ser por vocação, deve ser aquele que se adapta às necessidades e características de sua classe grupal, levando em consideração as necessidades pessoais e individuais de cada uma delas. Porque só sabendo que seus alunos podem saber que tipo de ensino é o mais apropriado em sua aula. E, a partir de agora, posso assegurar-lhe que uma aula onde o professor explica, os alunos ficam em silêncio e o professor envia a lição de casa para corrigir mais tarde … não é um modelo de ensino adequado.
Respeite os ritmos da aprendizagem infantil: As crianças precisam ser protagonistas da aprendizagem
As crianças, desde o momento em que começam a explorar o meio ambiente, já devem ser protagonistas da aprendizagem. Eles devem ser sempre agentes ativos tanto em casa como na escola do que aprendem, pois , assim, podem interagir diretamente com o aprendizado e percebem que a exploração, curiosidade e motivação são as melhores ferramentas para descobrir e aprender qualquer coisa.
Respeite os ritmos da aprendizagem infantil e estilo
É essencial que professores e pais respeitem o estilo e o ritmo de aprendizagem de uma criança. Nenhuma criança é igual a outra e você não pode exigir o mesmo de todos. As habilidades dos alunos podem ser muito diferentes umas das outras e devem ser levadas em conta para respeitá-la e que as crianças não se desviam injustamente com a frustração de suas possibilidades porque foram tratadas de forma inadequada e sem terem sido respeitadas em termos de ritmo. aprendendo
Os problemas se desenvolvem quando professores e alunos não concordam em como ensinar e aprender. Nesse sentido, há crianças que pensam que existem professores melhores do que outros, mas isso depende da habilidade do professor para dar mais oportunidades a quem realmente precisa ou a entender e respeitar as necessidades individuais.
Caso as necessidades individuais e educacionais das crianças não sejam respeitadas tanto em casa como na escola, é provável que a criança, além de se sentir invadida, sente que não é capaz de alcançar as coisas, o que é inferior ao resto de companheiros e, por causa de tudo isso, sentem grande frustração que os impedirá de avançar … e são coisas totalmente evitáveis respeitando seu estilo e ritmo de aprendizado.
Com informações do Etapa Infantil e Traduzido por SÓ ESCOLA.
Respeite os ritmos da aprendizagem infantil
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA