Como ajudar uma criança com TDAH a agir calmamente: Seu filho também quer se comportar melhor, apenas ajude-o.
Um dos problemas que uma criança com TDAH enfrenta é impulsividade. Essas crianças dificilmente esperam sua conversa, eles geralmente respondem mesmo antes de terminarem de fazer a pergunta e agir sem pensar nas conseqüências de suas ações. Ao agir por impulso, eles podem entrar em problemas, então um dos cavalos de trabalho dos pais é precisamente ensinar-lhes a comportar-se de maneira mais reflexiva. Como alcançá-lo?
Veja ainda: Qual é a dificuldade mais importante do aluno com TDAH?
Como ajudar uma criança com TDAH a agir calmamente
7 estratégias para tornar seu filho mais reflexivo
1. Dê o exemplo
As crianças, especialmente quando são jovens, aprendem muito com a imitação. E os pais são seus principais modelos. Se os pais interromperem no meio de uma conversa, se ficarem irritados quando tiverem de esperar de uma vez ou se perderem paciência e gritar com a criança, ele pensará que a impulsividade é permitida. Pelo contrário, quando os pais são pessoas doentes e sabem como gerenciar suas emoções, elas se tornarão um bom exemplo a seguir.
2. Ensine-o a esperar
Impulsividade é basicamente uma incapacidade de inibir certas respostas. Portanto, para tornar a criança mais reflexiva, uma boa estratégia é ensiná-lo a ser paciente e esperar sua vez. Seu principal problema geralmente é que você fique entediado enquanto espera, por isso é importante que você antecipe essa impaciência e tenha à mão alguns lápis de cor para desenhar ou um de seus jogos favoritos. Você também pode propor conjuntos de regras,em que você deve aguardar a sua vez, e não atender a você apenas reivindicar, pedir-lhe que aguarde alguns minutos e, em seguida, recompensá-lo por ter tido paciência.
3. comportamentos negativos óbvios
De acordo com o princípio da extinção, todos os comportamentos que não recebem atenção finalmente desaparecem. Enquanto o comportamento não for muito grave, você pode ignorá-lo, desta forma você não o reforçará. Na verdade, considera que a atenção dos pais, embora venha sob a forma de repreensão, também pode reforçar certos comportamentos negativos.
4. Aplica punições proporcionais à infração
Quando o comportamento for punível, aplique imediatamente a punição, porque se você a adiar, perderá sua eficácia, especialmente quando se trata de crianças pequenas ou com TDAH. Além disso, certifique-se de que a punição é apropriada para a magnitude da falha,não exagere as consequências. É sempre melhor uma pequena punição, que a criança pode cumprir.
5. Dê instruções claras
Muitas vezes, crianças com TDAH esquecem as instruções porque não pagaram a atenção suficiente. Portanto, é importante que você se assegure de estar ouvindo enquanto conversa. Do mesmo modo, você deve fornecer orientação precisa e curta. Por exemplo, se você pedir a ele para fazer alguns recados, é melhor escrever em um pedaço de papel as coisas que ele deve comprar. Também é importante que você tenha certeza de que você entendeu as diretrizes, especialmente quando se trata de novos aspectos, nesse caso, peça-lhe para repeti-las.
6. Contribui para o idioma interno
A linguagem interna, que atinge um bom nível de desenvolvimento aos 7 anos, ajuda a criança a regular seu comportamento e a inibir certas respostas. No entanto, no ADHD esta habilidade não está muito desenvolvida, então você terá que aprimorá-la. Uma técnica excelente é a modelagem cognitiva: primeiro você deve ser seu modelo e indicar em voz alta, todas as etapas da atividade que você faz, então você deve pedir ao seu filho que faça o mesmo. No começo, você vai fazer isso em voz alta, então silenciosamente e finalmente em sua mente. Através destas auto-instruções, a criança aprende a planejar a atividade e consegue ficar focada, sem ignorar qualquer passo na conquista.
7. Ensine você a controlar as emoções
As crianças têm dificuldade em detectar e regular suas emoções, então o primeiro passo é ensinar-lhes a reconhecê-las. Quando você está com raiva, frustrado ou irritado, indique isso. Então, explique que quando você começar a se sentir assim, você deve parar. Neste sentido, a “técnica da tartaruga” é uma excelente ferramenta para melhorar o autocontrole emocional e manter a impulsividade à distância.
Como ajudar uma criança com TDAH a agir calmamente
Se gostou da postagem “Como ajudar uma criança com TDAH a agir calmamente?”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA.