Informática para Educação Infantil: Por idade
Informática para Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL
Os objetivos tecnológicos nas aulas de informática na Educação Infantil priorizam desenvolver nos alunos atitudes corretas no uso do computador e/ou do tablet, onde os alunos apropriam-se das habilidades tecnológicas básicas e demonstram iniciativa e autonomia no uso do computador e/ou tablet como meio de expressão e criatividade.
Trabalha-se com muitos jogos para introduzir ou rever, retomar conteúdos trabalhados no primeiro momento da aula. Desta forma, as crianças aprendem brincando desde o uso correto, como o nome das partes dos aparelhos tecnológicos.
Esses jogos são elaborados a partir dos objetivos da aula planejada pelo professor regente.
OBJETIVOS:
Tendo em vista o processo educativo escolar, no qual a informática se insere como um recurso de ensino aprendizagem, as atividades desenvolvidas junto aos alunos da Educação Infantil objetivam, de uma maneira geral, atentar aos seguintes aspectos de habilidades e conteúdos:
- Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas;
- Coordenação motora, atenção e concentração;
- Controle visomotor;
- Familiarização com o equipamento e softwares;
- Percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência outros elementos;
- Organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade;
- Curiosidade e memória visual;
- Desenho, exploração de palavras e escrita e raciocínio lógico;
- Iniciativas nas tomadas de decisões das escolhas.
CONTEÚDOS POR IDADE:
2 e 3 ANOS
- Identificar as funções do tablet;
- Identificar e manusear corretamente seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
- Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, setas direcionais;
- Ligar e desligar um tablet.
4 e 5 ANOS
- Identificar as funções do tablet;
- Ligar e desligar o tablet;
- Identificar e manusear corretamente seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
- Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais;
- Identificar os botões: iniciar, fechar, maximizar e restaurar.
- Usar corretamente os termos: Ícones e Janela
- Ligar e desligar um tablet.
METODOLOGIA:
- Aula Teórica e Prática.
- Exercícios e atividades no tablet.
- Exposição e Manuseio do tablet.
- Utilização da Plataforma Digital da Aprendizagem. “Rede Cristã”
- Pesquisa na internet.
- Desenvolvimento de projetos concomitantes com as outras disciplinas.
- Utilização de jogos educativo.
RECURSOS:
- Tablets:
Ferramentas operacionais:
- Série Educacional Gcompris. “Atividades Lúdicas”
- Editor de Texto.
- Programa de pintura.
- Jogos Educativos.
- Apresentação Eletrônica.
- Internet.
AVALIAÇÃO:
Se dará através da observação do desempenho de cada aluno, assim como, sua interação, socialização e participação ao realizar as atividades propostas, pois, “quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento, por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de Educação Infantil”.
Entender o binômio, Computador e Educação é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, uma ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das potencialidades, de sua criatividade e de sua inventividade.