Teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky:
Teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky
Dados Biográficos:
- Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896.
- Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de oito irmãos.
- Recebeu uma educação privilegiada, desenvolvendo a capacidade de pensar de forma questionadora e crítica.
- A obra de Vygotsky pode ser dividida em duas partes. Uma anterior a 1924 e outra a partir deste ano quando apresentou o trabalho “Métodos da pesquisa reflexológica e psicológica” no II Congresso e Psiconeurologia de Leningrado.
- A partir daí, Vygotsky inicia uma nova fase de sua vida. Muda-se para Moscou para trabalhar no Instituto de Psicologia. Incorporam-se a sua equipe: Aleksei Leontiev (1904 – 1979) e Aleksander Luria (1902-1977).
- Entre 1924 e 1934, Vygotsky realizou uma intensa e incessante atividade acadêmica e científica que pode ser conferida em seus trabalhos publicados.
- Em 1931, Vygotsky muda-se para a Ucrânia para criar o Departamento de Psicologia.
- Junto com seus colaboradores, Luria, Leontiev e Galperin, iniciou um estudo comparativo entre o funcionamento cognitivo dos grupos que apresentam formas culturais tradicionais e grupos que passam por uma situação de mudança cultural acelerado.
- Os resultados desse trabalho provocaram sérias críticas ao governo. Em função disso, um ano após sua morte, seus escritos foram proibidos e só foram publicados quarenta anos depois.
Teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky – Em PDF
Para ter acesso a este material complete confira o link a seguir e baixe em PDF: