Atividades para promover o desenvolvimento da fala em crianças de 0 a 6 anos: Seu exemplo e conversas diárias são fundamentais
Quando as crianças chegam ao mundo, os pais se preocupam com tudo o que acontece com elas, é normal. Quando nos tornamos pais, queremos que nossos filhos se desenvolvam adequadamente e possam crescer em todos os aspectos. Há áreas que os pais definem mais do que outras, embora não sejam comparadas porque cada criança é um mundo e tem seu próprio ritmo evolutivo, como na área da linguagem e da fala da criança.
Todos os pais querem ouvir logo como seus filhos começam a conversar, mas, independentemente de levar mais ou menos, há algumas atividades que você pode fazer com seus filhos para incentivar o desenvolvimento da fala. Se você tem uma criança entre zero e seis que ainda não começou a falar ou quem faz, todas as atividades que eu explico abaixo serão de seu interesse.
Atividades para promover o desenvolvimento da fala em crianças de 0 a 6 anos
De 0 a 2 anos
- Incentive seu bebê a dizer vogais e consoantes que o motivem a repetir sons como ‘ma’, ‘pa’, ‘da’, ‘ba’
- Reforce as tentativas de manter contato com os olhos sempre que quiser mostrar como você responde a fala e imitação de vocalizações usando diferentes padrões e ênfases. Por exemplo, você pode aumentar o tom de voz quando você vai fazer uma pergunta.
- Imite o riso do seu bebê e os gestos faciais.
- Ensine seu bebê a imitar ações – palmas das mãos, beijos, brincar com os dedos, etc.
- Fale com o seu bebê como você compreender, explicar tudo que você faz com ele, quando você tomar banho, quando você alimentá-lo quando você está vestindo quando você sai para uma caminhada, o que você vai fazer durante o dia, quem o fará, etc-.
- Nomear objetos, cores, contar até 3, etc.
- Use os gestos com a palavra ‘hello’ e ‘goodbye’.
- Digite os sons dos animais.
- Reconheça quando seu filho quer se comunicar.
- Leia histórias para seu filho e mostre-lhe as fotos.
De 2 a 4 anos
- Use um bom discurso e fale claramente e simplesmente para ser um bom modelo de conversação.
- Repita o que o seu filho diz para indicar que você entende.
- Construa as frases do seu filho e diga as palavras certas depois que ele os diz, sem precisar indicar o que ele diz, ele só vai aprender.
- Agrupe as imagens da família e mostre-as indicando o nome de cada uma e as características. Você também pode fazer o mesmo com outras coisas para expandir o vocabulário, como imagens de sobremesas, frutas, coisas para jogar, coisas em casa, etc.
- Leia histórias para seus filhos, mostre-lhes as fotos e deixe-as contar o que elas pensam.
- Expanda o vocabulário do seu filho Por exemplo, você pode nomear as partes do corpo e dizer algo do estilo: “Este é o meu nariz, com o nariz posso cheirar as flores”.
- Ajude seu filho a entender e fazer perguntas com jogos de sim ou não. Por exemplo: ‘Você é um garoto?’, ‘Um pássaro voa?’
- Cante músicas simples para mostrar o ritmo e favorecem um padrão de expressão.
- Coloque objetos familiares em um recipiente, faça com que seu filho remova os objetos e diga o que é chamado e depois diga como usá-lo.
- Use fotografias de pessoas e lugares familiares.
De 4 a 6 anos
- Quando seu filho fala com você, dê toda a sua atenção.
- Mostre que você entende suas palavras ou frases.
- Pausa depois de falar, isso permitirá que seu filho continue a conversa.
- Continue com a construção do vocabulário.
- Ele fala sobre relações espaciais – primeiro, segundo, direito e esquerdo – e sobre opostos – para cima, para baixo, para fora, para fora … –
- Ajude seu filho a seguir instruções simples de não mais de três etapas, por exemplo: “Vá para o seu quarto e traga meu livro”.
- Ele oferece descrições e pistas sobre coisas cotidianas, por exemplo: “Está frio, então eu vou ter um cobertor para ser mais quente”.
- Leia histórias para seu filho, fale sobre os personagens, a história, etc. Permita-me fazer-lhe perguntas e responder com frases simples.
- Incentive seu filho a dizer os nomes das coisas cotidianas e explique suas características.
Lembre-se, a maneira como as crianças aprendem melhor é jogando.