A leitura é um dos hábitos mais benéficos para o desenvolvimento intelectual das crianças. Além de encorajar a imaginação e a criatividade, estimula o desenvolvimento da linguagem, permite ganhar vocabulário e estimular a expressão oral. Da mesma forma, os livros são uma fonte de conhecimento, aprimoram a memória e ajudam a desenvolver empatia e pensamento. É mais do que razões suficientes para estimular a leitura desde as idades muito precoces.
Idéias para estimular a leitura em crianças
Muitos pais se queixam do fato de que seus filhos não leem, mas o problema é que, por uma razão ou outra, eles não foram capazes de estabelecer as bases desse hábito e gerar um gosto pela leitura. No entanto, a guerra não está perdida, você ainda tem tempo para que seu filho se torne um bom leitor. Como alcançá-lo?
1. Leia todas as noites
Ler todas as noites com seu filho é uma boa estratégia para incentivar o hábito de ler. Na verdade, não importa muito o que é a história, a idéia é que ambos aproveitem esse momento e que a criança estabeleça uma associação positiva com a leitura. Se você for constante, pouco a pouco o hábito da leitura começará a ser estabelecido e quando você menos espera, você encontrará seu filho lendo ou pedindo que você termine a história que você deixou a meio caminho.
2. Encontre o lugar certo e a hora
Muitos pais ignoram este conselho e esperam que a criança leia no momento do programa de televisão favorito ou quando eles retornam da escola. No entanto, forçar a criança a ler sozinho servirá para criar um precedente negativo. Como regra geral, o melhor momento para ler é antes de ir para a cama, quando a criança é mais relaxada e mais receptiva.
3. Organizar uma biblioteca em casa
Demonstrou-se que o acesso que as crianças têm aos livros afeta o hábito de ler. Portanto, uma boa maneira de ler seu filho é organizar uma biblioteca em casa, você não precisa comprar centenas de livros, mas você deve ter pelo menos várias dúzias de livros, que lidam com diferentes tópicos. Certifique-se de que eles estão sempre à sua disposição para que eles se tornem um chamado constante para a leitura.
4. Fale sobre os livros
Os ótimos leitores gostam de falar sobre os livros que acabaram de passar por suas mãos, então, se você quiser estimular o desejo de leitura do seu filho, é importante que você fale sobre os trabalhos. Não negligencie qualquer livro, peça-lhe para comentar, para expressar seus critérios, para lhe dizer o que ele gostaria de mudar. De passagem, aproveite a oportunidade para recomendar outras leituras.
5. Avalie o nível de dificuldade do livro com a regra das cinco palavras
Nem sempre é fácil encontrar livros adequados aos interesses e ao nível de compreensão das crianças. No entanto, se a criança não entender o trabalho, ele será desmotivado e não quer mais ler mais. Uma boa estratégia para que isso não aconteça é pedir-lhe para ler a primeira página e contar as palavras cujo significado ele não conhece. Se eles são mais de cinco, isso significa que a criança ainda não está pronta para ler esse trabalho, será melhor apostar em um mais simples.
6. Dê-lhe liberdade
Muitas vezes, os pais querem orientar demais os gostos literários dos pequenos, de modo que eles importam certos gêneros. No entanto, quando a criança ainda não tem o hábito de ler, recomenda-se que você leia os livros infantis que você gosta. Não importa se eles são quadrinhos, as leituras mais profundas virão mais tarde. Do mesmo jeito, lembre-se de que a criança tem o direito de não terminar um livro se ele não gostar, não forçá-lo a chegar ao fim quando a história não o interessa.