Método analítico para ensinar crianças a ler: O método analítico é o mais usado nas escolas para ensinar a leitura e é baseado na análise fragmentada de cada palavra, para unir todas as partes e dar-lhes um significado. Ou seja, primeiro as letras e seus sons são ensinados e, em seguida, eles se juntam em diferentes combinações que dão origem às sílabas, as palavras e mais tarde as frases.
Este método é a base da maioria das metodologias utilizadas hoje nas escolas primárias,como o método alfabética (baseado em aprender o alfabeto), a fônico ou onomatopeico (baseado em aprender os sons das letras) cinestésica (em que cada carta está associada movimento) silabifica (suportado por aprendizagem sílaba) e foto silábico (onde cada sílaba está associado com uma imagem em particular).
Método analítico para ensinar crianças a ler: Os benefícios:
- Ele usa um procedimento simples que relaciona cada letra com seu fonema ou som, por isso é bastante fácil de aprender.
- Ele oferece resultados rápidos porque, uma vez que a criança aprendeu os sons das letras, ele pode ler novas combinações por meio da dedução.
- A associação de recursos didáticos (como imagens, sons ou movimentos) é muito eficaz para facilitar a aprendizagem.
- À medida que a criança progride na aprendizagem de combinações de letras, ele é capaz de ler facilmente as palavras e algumas frases simples.
Método analítico para ensinar crianças a ler: As desvantagens:
- Estimula uma leitura mecânica, então a criança leva mais tempo para entender as palavras e seu significado.
- Durante a primeira parte do aprendizado, é difícil entender as palavras como um todo por isso é comum que a silabicação apareça.
- Não favorece uma leitura rápida, a maioria das crianças que aprendem com este método realizam uma leitura visual (com som); Ou seja, eles movem a boca ao ler, o que torna a leitura mais lenta.
- Não incentiva a compreensão das palavras, então aprender a ler pode motivar menos.