Métodos para ensinar as crianças a ler: Conheça os dois grandes métodos para ensinar as crianças a ler
A leitura é uma das habilidades básicas para aprender. Na verdade, não é por acaso que é um dos primeiros ensinamentos que as crianças recebem na escola. No entanto, embora a leitura abra um mundo de possibilidades diante dos pequeninos, decifrar as primeiras palavras não é uma tarefa fácil, nem para o aprendiz nem para o professor. E ensinar a leitura requer muita paciência e o uso de bons métodos. Neste sentido, você deve saber que existem dois métodos excelentes para ensinar as crianças a ler: o método analítico e o método sintético ou global.
Veja ainda: Qual o melhor método para ensinar a ler?
Métodos para ensinar as crianças a ler
O método analítico
O método analítico é o mais usado nas escolas para ensinar a leitura e é baseado na análise fragmentada de cada palavra, para unir todas as partes e dar-lhes um significado. Ou seja, primeiro as letras e seus sons são ensinados e, em seguida, eles se juntam em diferentes combinações que dão origem às sílabas, as palavras e mais tarde as frases.
Este método é a base da maioria das metodologias utilizadas hoje nas escolas primárias,como o método alfabética (baseado em aprender o alfabeto), a fônico ou onomatopoeic (baseado em aprender os sons das letras) cinestésica (em que cada carta está associada movimento) syllabic (suportado por aprendizagem sílaba) e fotosilábico (onde cada sílaba está associado com uma imagem em particular).
Os beneficios:
- Ele usa um procedimento simples que relaciona cada letra com seu fonema ou som, por isso é bastante fácil de aprender.
- Ele oferece resultados rápidos porque, uma vez que a criança aprendeu os sons das letras, ele pode ler novas combinações por meio da dedução.
- A associação de recursos didáticos (como imagens, sons ou movimentos) é muito eficaz para facilitar a aprendizagem.
- À medida que a criança progride na aprendizagem de combinações de letras, ele é capaz de ler facilmente as palavras e algumas frases simples.
As desvantagens:
- Estimula uma leitura mecânica, então a criança leva mais tempo para entender as palavras e seu significado.
- Durante a primeira parte do aprendizado, é difícil entender as palavras como um todo por isso é comum que a silabicação apareça.
- Não favorece uma leitura rápida, a maioria das crianças que aprendem com este método realizam uma leitura visual (com som); Ou seja, eles movem a boca ao ler, o que torna a leitura mais lenta.
- Não incentiva a compreensão das palavras, então aprender a ler pode motivar menos.
O método sintético ou global
O método global é baseado em trabalhar com a palavra como um todo, associada a um significado. Em vez de ensinar as letras primeiro e, em seguida, juntar-se a elas, com este método, você aprende as palavras e seu significado e depois, por meio da dedução, você aprende os sons de cada letra e cada combinação silábica. Em geral, geralmente é associado a imagens que representam o significado de cada palavra, por exemplo: a palavra elefante é apresentada com a imagem correspondente. Desta forma, quando as crianças vêem as imagens, eles são capazes de identificar o que é e entender rapidamente o seu significado.
Os beneficios:
- Ele permite que o ensino seja lido desde muito cedo (aos 3 anos de idade) porque é um método muito simples.
- É muito eficaz compreender rapidamente o significado das palavras e ler mais fluentemente.
- Após várias repetições, as crianças estão prontas para ler frases completas, que se tornarão cada vez mais complexas.
- As crianças estão muito motivadas com esse método porque conseguem entender o que lêem.
As desvantagens:
- É comum que aparecem mais erros de ortografia, especialmente quando os sons são idênticos aos do “b” e “v” e “s” e “c”.
- Às vezes, é difícil ler palavras que são difíceis de representar, como no caso de emoções ou sons onomatopéicos.
- É difícil para a criança aprender a sílaba e feitiço.
- Pode causar dislexia.
Qual é a melhor solução para ensinar as crianças a ler?
Embora, à primeira vista, o método analítico e o global possam parecer opostos e até mesmo incompatíveis, a verdade é que eles podem ser usados de forma complementar para melhorar a aprendizagem da leitura. Portanto, em vez de optar por um método ou outro, a melhor solução é usar ambos os procedimentos, dependendo da idade da criança.
Portanto, você pode começar por volta de 3 anos com o ensino de palavras simples associadas a imagens e mais tarde, após 5 ou 6 anos, comece com a ortografia e silabicação, ou seja, com a análise segmentada da palavras.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA