O que fazer para que uma criança não minta: Então eles aprendem que a honestidade vem primeiro.
Mentir é comum entre as crianças, é não mentir durante todo o dia, mas não pode ser certos momentos em que a criança não sabe como a reagir e acreditar que a mentira é a melhor maneira para evitar uma reprimenda.
Veja ainda:
Crianças entre 4 e 6 anos são as que mais contam mentiras. Nessas idades, eles não entendem bem que a mentira tem consequências sociais e que não é adequada ou necessária para se comunicar com os outros. Para mentir exige um pensamento sofisticado, as crianças não apenas imaginam o que não é verdade, mas criam em sua mente para mantê-lo e mentir. Mas se isso não bastasse, controlar o impulso de não dizer a verdade pode ser um trabalho complicado.
O que fazer para que uma criança não minta: Os estágios das mentiras
Mentiras em crianças têm etapas que devem ser conhecidas por conhecer a seriedade da mentira, embora seja necessário ensinar as crianças a serem sinceras desde muito cedo para evitar o uso da mentira como estratégia de proteção.
Primeira etapa
As crianças começam a mentir, mas se concentram apenas no comportamento. Eles podem mentir para trapacear no sentido de que, se não disserem o que seus pais fizeram, não ficarão com raiva e seu comportamento será apagado.
Segunda etapa
Tem cerca de quatro anos quando as crianças começam a imaginar como alguém pode pensar. As mentiras são mais confiáveis porque levam em conta o que se ouve e o que elas sabem. Eles começam a diferenciar entre a verdade e a mentira, que a mentira é ruim, mas eles sempre querem agradar os adultos , então eles encontram na mentira uma maneira de encobrir o mau comportamento.
Terceiro estágio
Será em torno da idade de sete anos, quando as crianças têm a capacidade de enganar deliberadamente outras pessoas e inventar histórias falsas e parecem ser totalmente verdadeiras. As crianças tendem a mentir para evitar problemas com “as regras”.
O que fazer para que uma criança não minta
Os pais têm um trabalho para ensinar as crianças sobre a importância da honestidade. Não é necessário acusar as crianças de aprender a dizer a verdade, nem de exigir uma confissão em todos os momentos … existem estratégias adequadas para encorajar as crianças a dizer a verdade:
- A promessa da verdade Peça às crianças que prometam que falarão a verdade referindo-se à importância de serem honestos.
- Explique que com a verdade não haverá punições ou más conseqüências. Às vezes as crianças mentem para evitar a punição, elas precisam saber que, se disserem a verdade, as más conseqüências serão esquecidas, porque é mais importante ser corajoso e dizer a verdade sobre o que está acontecendo.
- Conte histórias e histórias sobre a importância de dizer a verdade . As histórias têm um grande valor para as crianças e contam histórias onde os protagonistas estão entre dilemas de verdades e mentiras e que no final a verdade é a melhor solução também é muito importante. Os valores das histórias são necessários em crianças.
- Seja um bom modelo de honestidade. Outra coisa muito importante é ser um bom modelo de honestidade, se você não quer que seus filhos digam mentiras, você deve ser o primeiro a sempre dizer a verdade. Você deve ver como você sempre fala com sinceridade para eles e para os outros. A mentira não é aceitável em sua família.