Padrões de linguagem em crianças com autismo – Entenda sua linguagem para entender sua comunicação.
O autismo é uma questão importante para muitas famílias e para aqueles que não sabem o que é o autismo ou como crianças ou adultos se comportam com esta desordem, que é importante compreender que quanto mais informação se torna disponível, o mais que você possa entender o comportamento dessas crianças e adultos. Desta forma, pretendo que todos respeitem as diferenças entre as pessoas, porque com algumas características ou outras, somos todos seres.
Mas hoje quero me concentrar em um tópico que considero muito importante e são os padrões de linguagem em crianças com autismo. Como crianças diagnosticadas com ASD têm uma diferente das outras crianças de desenvolvimento social, também têm um desenvolvimento da linguagem diferente em relação às crianças que têm autismo, porque eles não recebem a informação no cérebro da mesma maneira. É por isso que é tão importante conhecer seus padrões de linguagem, compreendê-los ainda melhor e respeitar suas idiossincrasias.
Padrões de linguagem em crianças com autismo – Linguagem repetitiva
As crianças com ASD podem falar ou dizer coisas que não fazem sentido ou parecem fora de contexto , também pode parecer que a conversa que você está tendo está totalmente fora do lugar. Por exemplo, uma criança pode contar de um a cinco repetidamente por um longo tempo, outra pode repetir palavras que ouviu ou repetir o que outras pessoas dizem (ecolalia).
A ecolalia imediata ocorre quando uma criança repete as palavras imediatamente após ouvi-las. Por exemplo, se você disser a uma criança: “O que você quer comer?” E você responde “O que você quer comer?” Isso seria uma ecolalia imediata e é possível repeti-la toda vez que ela quiser comer.
Outras crianças com autismo podem falar com uma voz muito alta ou sem entonação de qualquer tipo. Outras crianças podem usar frases para iniciar uma conversa, por exemplo, você pode dizer: “Meu nome é Luis …” antes de começar a falar em qualquer conversa, mesmo com os membros da sua família. Há também crianças que, quando falam, repetem o que ouviram na rua , na televisão ou em pessoas próximas, embora isso não faça sentido no contexto em que é dito.
Padrões de linguagem em crianças com autismo – Uma linguagem desigual
Muitas crianças com TEA podem desenvolver algumas habilidades de linguagem e fala, mas não em um nível normal de habilidade, o que significa que o processo de desenvolvimento da linguagem pode ser desigual. Por exemplo, uma criança com autismo pode desenvolver um vocabulário forte em uma área que o interesse de maneira rápida e fácil, mas em outras não tanto. Muitas crianças geralmente têm uma boa memória apenas para ver ou ouvir antes. Algumas crianças podem ler palavras antes dos 5 anos, mas não conseguem entender o que estão lendo.
Eles podem até não responder aos outros ou ao seu próprio nome, fazendo com que muitas pessoas ao seu redor erroneamente acreditem que eles têm um problema auditivo quando se trata de um ASD.
Poucos interesses para a fala, mas grande talento
As crianças com autismo são capazes de falar em profundidade sobre um tópico que gostam e que lhes causa grande interesse … será na forma de um monólogo, uma vez que geralmente não são capazes de ter uma conversa de duas vias sobre o mesmo assunto com outras pessoas. Outros podem ter talento musical ou fazer cálculos matemáticos. E é que algumas das crianças com ASD mostram habilidades incríveis (altas habilidades) em áreas específicas que geralmente estão no cálculo, matemática ou música.
Poucas habilidades em linguagem não verbal
As crianças com autismo têm habilidades muito fracas em conversas não-verbais, elas são incapazes de usar gestos comuns para apontar para um objeto. Eles tendem a evitar o contato visual, algo que pode fazê-los parecer rude, indiferente ou sem prestar atenção, mas esse não é o caso. Muitas crianças com autismo podem se sentir frustradas em suas tentativas de mostrar sentimentos . Suas frustrações, se você não funcionar corretamente, podem se manifestar com mau comportamento.