A importância da participação dos pais na escola: Pode acontecer que existam pais que pensam que as escolas são exclusivamente responsáveis por educar os filhos e que aprendem os conhecimentos necessários para se desenvolverem e se tornarem adultos eficazes e bem-sucedidos. Mas este não é o caso e muitos pais ficam surpresos ao descobrir que este não é realmente o caso, nem deveria ser. Você se sente surpreso? Continue lendo para entender melhor.
As crianças passam uma grande parte de seus dias na escola, elas estão quase todo o dia nas escolas. A sociedade foi composta desta maneira, os pais vão trabalhar todas as manhãs e as crianças têm que ir à escola para aprender o que é necessário em nossa sociedade. Às vezes os pais trabalham mais horas ou em horários diferentes da escola e mal conseguem ver seus filhos durante o dia, mas isso não os exime de suas responsabilidades como pais que vão além de se vestir, alimentar e abrigar crianças.
A importância da participação dos pais na escola
Os pais devem ser mentores, guias, apoio emocional e aqueles que ensinam aos pequenos sobre emoções e sentimentos … isso não é aprendido na escola.
O papel da escola
Não tenho a pretensão de te aborrecer sobre o papel que a escola tem na vida do seu filho, porque se os seus filhos forem para a escola, você já deve saber. Mas eu quero te dizer qual o papel que não desempenha. Simplesmente um centro educacional é composto por profissionais que irão garantir que seu filho aprenda o conhecimento necessário sobre a nossa sociedade. Desta forma, você pode desenvolver algumas formas de aprendizagem e estudo necessárias para aprender conhecimentos básicos. Há professores que cuidam que as crianças aprendam valores, ética e até mesmo inteligência emocional … mas se tudo isso não for reforçado em casa, tudo estará entre as quatro paredes de uma sala de aula. As escolas ensinam, mas não educam, a educação é feita em casa.
O papel dos pais na escola
O papel dos pais na vida de uma criança deve ser baseado em respeito, amor, afeição, oportunidades, apoio emocional e, acima de tudo, ensinar as crianças que conseguem o que querem e querem. Mas, para que isso aconteça, os pais devem mostrar aos filhos que se importam com tudo o que acontece 24 horas por dia, e isso, obviamente, tem a ver com a escola. Os pais devem participar da escola, nas atividades, manter contato positivo com os profissionais do centro, falar bem deles em frente à criança, acompanhar suas atividades e anotações, conversar mensalmente com os professores, etc.
Resultados positivos do envolvimento parental
O envolvimento dos pais na escola levará a resultados positivos dos alunos. Melhore as avaliações, melhore a frequência e o comportamento. Nunca é tarde demais para se envolver na educação de seu filho, e não me refiro apenas à escola. Quanto mais você trabalha com as atividades de aprendizado acadêmico e emocional do seu filho em casa, maior a probabilidade de as crianças desenvolverem uma boa atitude em relação à aprendizagem e à boa autoestima por meio da conquista e aprendizagem de erros (que devem ser sempre bem-vindos oportunidades de aprendizagem).
Trabalho colaborativo entre pais, professores e alunos
O trabalho colaborativo tem a ver com a conexão que deve existir entre pais-escola-criança. Ou seja, pais, professores e a escola devem estar em comunicação constante e fluida para o bem das crianças e para o desenvolvimento acadêmico adequado. Embora seja verdade que o desenvolvimento acadêmico é importante para a nossa sociedade, é absolutamente necessário que as crianças tenham um bom desenvolvimento emocional, sem isso, será impossível para as crianças se sentirem capazes. Com o trabalho colaborativo, a criança verá a importância do seu esforço e como professores e pais cuidam do seu bem-estar.
A importância da participação dos pais na escola
Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA