Bebês e movimento de acordo com a pedagogia montessoriana: Quando um bebê chega em casa é um belo palco que os pais desfrutam, a princípio cansado, mas sempre com esperança. Desde o primeiro momento, as necessidades dos bebês devem ser respeitadas e elas devem aprender a reconhecer quando estão com fome ou quando precisam atender a qualquer uma de suas necessidades mais básicas. Mas é a partir de 6 meses, quando os pais podem levar em conta o movimento de acordo com Montessori e começar a praticar essa pedagogia na educação de seus filhos.
É a partir dos seis meses que os bebês começam a interagir mais com o ambiente, quando começam a ter mais movimento, a ter resistência ao pescoço, a movimentar mais braços, pernas ou mãos. É necessário que as crianças tenham a oportunidade de se movimentar livremente para que tenham a oportunidade de fazê-lo sempre que desejarem. Montessori acredita que o movimento está associado ao desenvolvimento do cérebro, portanto ,trabalhar com as mãos e o movimento pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança.
Bebês e movimento de acordo com a pedagogia montessoriana
O movimento no bebê a partir dos 6 meses
Aos 6 meses e até o ano, se os pais já permitiram que você fosse livre para mover-se à vontade, você terá tempo para desenvolver a força que você precisa, e será a partir desta idade em que você começará a ter movimentos surpreendentes que os pais Você pode ver se eles observam você de perto. Uma criança começa a engatinhar aos 8 meses ou mais , mas se você fizer isso mais tarde, você não deve se preocupar porque cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Uma ótima ideia é colocar um espelho em que o bebê possa ver a si mesmo e ver sua própria imagem, para que ele possa aprender sobre seu corpo e seu movimento. Quando você aprender a criar movimento em seu ambiente, começará a perceber que está no controle e isso ajudará você a começar a ter uma forte auto-estima.
Quando a criança começa a explorar
Quando a criança aprende a movimentar-se pela sala e começa a explorá-la, os pais devem ter medidas de segurança nas salas onde a criança passa mais tempo para dar à criança a oportunidade de se movimentar livremente, sem qualquer tipo de perigo. Isso significa que a casa deve ser “prova de bebê”.
Para conseguir isso, é tão fácil quanto rastejar por todos os cômodos da casa e pensar nos perigos que seu bebê pode encontrar ao longo do caminho. Você deve olhar para todas as coisas que o bebê pode jogar no chão, cabos, toalhas de mesa, picos de mesa, plugues, lâmpadas, rachaduras nas paredes, sofás etc. Também é muito importante que os pais se certifiquem de que o bebê não encontre nada que possa ser engolido acidentalmente.
Um lugar seguro para o movimento
É o momento em que a casa deve ser à prova de crianças e não deve haver perigo para que a criança possa ter seu próprio espaço, você pode pensar, por exemplo, em uma pequena cerca ou playground. Com a filosofia do movimento, as crianças devem ter a oportunidade de se movimentar livremente e brincar com qualquer brinquedo que escolherem a qualquer momento.
Brinquedos e materiais para o bebê devem ser colocados em prateleiras baixas que permitam o acesso a eles, ou em pequenas cestas para facilitar a limpeza e a coleta. Não é necessário colocar todos os brinquedos em uma caixa grande, porque eles não terão qualquer ordem e será mais difícil para as crianças encontrarem os brinquedos que querem, se tiverem que procurar em muitos brinquedos.