Como ensinar uma criança a ter paciência: Parece que ter paciência não é uma coisa de criança e que as crianças naturalmente são impacientes, uma vez que não sabem controlar corretamente as emoções e a paciência é uma habilidade muito ligada às emoções. Mas eles precisam de um guia para entender e gerenciar suas emoções … um guia que os pais devem fornecer.
Não importa se você está no supermercado, na sala de espera do médico ou em casa, qualquer contexto é bom ter paciência, praticar -lo e ensiná -lo a seus filhos, porque a paciência primeiro precisa para tê-lo funcionou bem em você para mostrar mais tarde ele eles. As crianças pequenas podem ficar inquietas, reclamando, impertinentes … mas elas também aprenderão a se comportar se você as ensinar bem.
Como ensinar uma criança a ter paciência
Você deve começar a partir da base que uma pequena espera por você pode ser algo infinito para eles, por isso é necessário que eles desenvolvam paciência. Mas como fazer isso?
Comece nos primeiros anos de vida
É necessário que os pais comecem a ensinar paciência aos filhos nos primeiros anos de vida, já que é a idade perfeita para começarem a moldar seu comportamento e aprenderem as habilidades necessárias para o seu desenvolvimento. O que deve ser ensinado às crianças é ser capaz de tolerar o sentimento de impaciência que é desagradável para que elas não se comportem mal ou ajam impulsivamente. Dessa forma, eles poderão controlar esse sentimento no futuro sempre que for necessário.
Deixe-me esperar
Quando sua criança pedir alguma coisa, não deixe tudo para lhe dar o que ele pede imediatamente … aprender a ter paciência é fundamental. Se você agir dessa maneira, ele sempre pedirá coisas para você e ele exigirá que você o faça imediatamente, algo que com o passar dos anos pode se transformar em um problema comportamental . Permita que seu filho se sinta impaciente, porque isso permitirá que ele entenda as emoções e mude o comportamento dele, com a sua ajuda.
Ajude-o a entender o que acontece
As crianças não sabem expressar seus sentimentos de frustração, não sabem que estão nervosas, só sentem coisas desagradáveis e tentam aliviar esse sentimento com seu comportamento. Você pode dizer a ele exatamente o que está errado com ele, o que é impaciência e você deve elogiá-lo sempre que ele mostrar paciência. Por exemplo, se você tem que esperar sua vez por algo, você pode dizer a ele que você sabe que é complicado, mas ele está fazendo isso de forma fabulosa.
Seja um bom exemplo
Você precisa ser paciente. Ser isso não significa esperar, significa fazê-lo com calma. Você pode achar difícil manter a calma em momentos de estresse, como quando a hora de entrar na escola chega de manhã e as crianças não começam a tomar café da manhã e você tem uma reunião no escritório onde deve ser pontual. Mas as estratégias que você usa neste momento e a calma que mostra aos seus filhos serão decisivas para que aprendam a ser mais pacientes. Você pode usar humor, jogos ou músicas para tornar tudo mais fácil com as crianças, você pode rir quando algo dá errado ou resolver problemas em falar em voz alta para que não se torne estressante … se você disser o que quer fazer em voz alta , você estará fazendo uma boa resolução de problemas e as crianças aprenderão com isso.
Promova a paciência através do jogo
É importante que a criança não sinta que a paciência é algo imposto e que isso o deixa doente, ao contrário. Para conseguir isso você pode fazê-lo através do jogo. Incentive seu filho a fazer coisas que não tenham resultados imediatos, como montar quebra-cabeças,plantar flores e distribuí-las todos os dias para ver os resultados da natureza ao longo do tempo.
Controlar o uso de tecnologias
As tecnologias de hoje são praticamente projetadas para responder imediatamente à demanda do usuário, nesse sentido não há necessidade de esperar (e quase nem pensar), então não é necessário ter paciência. Se uma criança joga um jogo, por exemplo, no tablet, não é esperado, basta pressionar os botões para obter resultados. É melhor certificar-se de que você não apenas jogue dispositivos de alta tecnologia e que os jogos tradicionais façam parte de sua vida.