Seis boas razões para as crianças brincarem com massinha – Era o ano de 1880, quando um farmacêutico alemão chamado Franz Kolb criou um material que daria horas de diversão a crianças de todo o mundo: plasticina.
Tudo começou porque alguns de seus amigos escultores reclamaram que era muito difícil moldar a argila no verão, uma vez que secava rapidamente. Então ele inventou a plasticina, um material mais maleável com o qual a maioria das crianças adora brincar.
Seis boas razões para as crianças brincarem com massinha
1. Estimular a criatividade
O psicólogo educativo italiano Francesco Tonucci disse que “um bom brinquedo é aquele que, sem ser concreto, pode ser tudo” . Sendo um jogo livre, o barro é um daqueles “bons brinquedos” que estimulam a criatividade das crianças. Se você deixar seus filhos moldarem as figuras que eles querem, eles vão explodir sua imaginação e fantasia. De fato, brincar com plasticina também os aproxima da arte, permitindo combinar diferentes formas e cores em três dimensões, algo que eles não podem fazer desenhando.
2. concentração de energia
O ato de separar, amassar, amolecer e unir as diferentes peças de plasticina para formar as figuras facilita a concentração. As crianças devem prestar atenção aos detalhes, como tamanhos e proporções, tornando-se um jogo particularmente recomendado para aqueles que sofrem de hiperatividade. De fato, um estudo realizado na Universidade de Guilan analisou 30 crianças com déficit de atenção e hiperatividade , que realizaram 11 sessões de 60 minutos de brincadeira com argila por cinco semanas. Após esse período, sua concentração melhorou e os níveis de agressão, tanto físicos como verbais e relacionais, foram reduzidos.
3. Desenvolver habilidades motoras finas
Habilidades motoras finas exigem uma coordenação complexa de diferentes grupos musculares das mãos e dos dedos. Brincar com plasticina é uma maneira divertida de as crianças aprenderem a sincronizar movimentos mais finos e complexos, o que facilitará mais tarde o processo de aprender a escrever. De fato, além da plasticina, você pode fornecer outras ferramentas pequenas para aperfeiçoar suas figuras e fazer movimentos mais precisos.
4. Facilitar a expressão emocional
Todas as formas de arte, da pintura à modelagem, facilitam a expressão emocional. Portanto, brincar com plasticina pode ser considerado uma ferramenta primária de comunicação e expressão. As crianças não só têm prazer em modelar com as mãos, mas através das figuras que criam, elas também refletem seu mundo interior. Se você está frustrado, irritado, triste ou feliz, como expresso por estas pequenas “obras de arte”, que podem ser convertidos em “válvulas de segurança” reais para aliviar as tensões e estresse do cotidiano vida . De fato, brincar com massinha é extremamente relaxante, além de promover um estado emocional positivo.
5. Aprenda a diferenciar cores e formas
Quando as crianças ainda são jovens, elas precisam aprender a diferenciar cores e formas. Encorajá-los a brincar com barro é uma excelente maneira de ajudá-los a descobrir as diferenças entre cores e sombras, bem como a apropriar-se dos conceitos de forma e volume. Quando as crianças movem as figuras que vêem em sua plasticina do dia a dia, elas podem formar uma idéia mais precisa de proporções, volume e formas.
6. Incentiva o desenvolvimento da personalidade
Se você deixar seu filho brincar livremente com a massinha, estará promovendo o desenvolvimento de sua personalidade. A plasticina permite-lhe expressar os seus gostos e reafirmar a sua identidade, através da escolha de figuras e cores, bem como das composições que faz.
Seis boas razões para as crianças brincarem com massinha
Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.