Ícone do site SÓ ESCOLA

Benvindo ou bem-vindo

Benvindo ou bem-vindo

Benvindo ou bem-vindo

Como se escreve? Benvindo ou bem-vindo? tire suas dúvidas nesta postagem.

O uso do hífen sempre causa confusão na maioria das palavras da língua portuguesa. Uma das grandes dúvidas é como escrever bem-vindo”. Muitas pessoas escrevem “benvindo” sem saber que a palavra, na verdade, é um substantivo próprio.

Veja também:

Saiba qual a diferença entre: Benvindo ou bem-vindo

Fique atento às regras para não errar em mais um erro comum do português:

Bem-vindo

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 2009, a palavra composta “bem-vindo” é escrita sempre com hífen. A regra do uso do hífen determina que ele seja utilizado em palavras compostas que contenham os advérbios “bem” e “mal” em casos onde a segunda palavra começa com uma vogal. Esse, de fato, é o caso de “bem-vindo”.

Essa palavra composta forma-se através da chamada composição por justaposição. Isso quer dizer, em outras palavras, que as duas palavras que a formam ainda possuem significado independentes.

A palavra é usada para recepcionar, receber. É comum, principalmente, com entonação de boas-vindas. Confira alguns exemplos do seu emprego nas frases a seguir:

Benvindo

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma forma de desejar boas-vindas. “Benvindo”, na verdade, é um substantivo próprio. Ou seja, é utilizado para identificar pessoas. Confira os exemplos:

Benvindo ou bem-vindo – O uso do hífen

Como você leu acima, o Acordo Ortográfico recente ditou novas regras para a utilização do hífen. Relembrando, somente palavras compostas com “bem” e “mal” devem ser escritas com hífen caso a segunda palavra inicie com vogal ou a letra “h”. Veja alguns exemplos:

Ao contrário de “bem-vindo”, outras palavras sofreram modificações por não obedecerem essas regras:

Saiba mais:

Sair da versão mobile