Ícone do site SÓ ESCOLA

Consertar ou concertar

Consertar ou concertar

Consertar ou concertar

É Consertar ou concertar? Se você é músico, irá concertar. Se você é técnico, irá consertar. As duas palavras são quase idênticas e separadas apenas por uma letra na sua grafia, mas completamente distintas em significado.

Elas são caracterizadas como palavras homófonas, um fenômeno que você vai conhecer um pouco mais a seguir:

Consertar ou concertar: saiba a diferença entre os verbos

Consertar

 O verbo “consertar” refere-se a todo ato de reparar. Há muitos sinônimos na língua portuguesa: reparar, arrumar, solucionar, resolver, corrigir. É tudo aquilo que estiver sendo posto em ordem,  por exemplo. Confira alguns exemplos:

A origem do verbo é do latim “consertare”, por isso, seguindo a lógica, também é escrito com “s”. Palavras como “conserto“, cognatas a ela, também seguem a mesma lógica.

Confira a conjugação do verbo “consertar” no Presente do Indicativo:

Concertar

Esse verbo é ligado, principalmente, à música. É o ato de harmonizar acordes, notas. Contudo, o seu significado vai além. Pode representar também o mesmo que “acordar” (no sentido de firmar um acordo), ou corresponder.

Confira alguns exemplos

A origem desse verbo está no latim “concertare”, por isso a escrita segue o padrão com a letra “C”. As palavras originadas desse verbo também são escritas com “C”, como concerto.

Confira a conjugação do verbo no Presente do Indicativo:

Homofonia

Você pode se perguntar: porque uma palavra com a mesma fala tem duas formas diferentes de escrita? Esse caso é justificado pelo fenômeno de palavras homófonas. Na língua portuguesa essas palavras têm a mesma fonética, porém significados e escritas diferentes. Isso é o que acontece entre “consertar” e “concertar”.

Veja outros: Discriminar ou descriminar


Consertar ou concertar – Vídeo

Se você nunca consegue distinguir Consertar ou concertar, este vídeo vai te ajudar a aprender a diferença de forma bem simples.

Confira mais:

Sair da versão mobile