Qual a diferença entre Conserto ou concerto? Você vai ouvir um espetáculo de música ou reparar algo? O que as duas coisas têm em comum?
Embora sejam duas práticas completamente distintas, a pronúncia da palavra que as denomina é a mesma. Conserto ou concerto, esse é um dos erros mais frequentes na língua portuguesa.
Não deixe de ver:
Conserto ou concerto: saiba quando usar cada uma das palavras
Repare bem no significado e escrita correta de cada um nas explicações a seguir para não errar mais:
Concerto
A palavra escrita com C remete a apresentações musicais, mas a sua origem é um pouco mais complexa. Seria, na verdade, uma música composta para instrumentos de solo acompanhados com orquestra ou piano. Com o passar do tempo, a palavra acabou associada a qualquer tipo de espetáculo que envolva música. Hoje em dia é usada com mais frequência para apresentações de música clássica, por exemplo.
A sua grafia é justificada também pela sua origem. O termo vem do latim, na união entre as palavras “concertatum” (combater) e “consertum” (atar). Representa, então, o “embate” entre instrumentos.
Além do sentido musical, a origem latina das duas palavras que a formam traz outros usos ao termo. Pode ser usado no sentido de harmonizar, combinar, “orquestrar” algo. É um utilizado como um substantivo ou então a 1ª pessoa do presente do indicativo do verbo “concertar”.
Veja os diferentes modos como a palavra se comporta nas sentenças a seguir:
- Ele concertaram todo o plano sozinhos.
- O concerto estava incrível, os músicos nunca estiveram tão bem!
- Há bandas que desistiram de fazer concertos há muito tempo.
- Assistiremos um concerto com aquela orquestra que você ama!
- Ainda irei no concerto de uma banda de rock!
Conserto
A palavra escrita com S não está errada, muito pelo contrário. Apesar da mesma pronúncia, tem um significado bem diferente. O verbo “consertar” diz respeito ao ato de reparar, arrumar e reformar algo. A palavra “conserto também tem origem latina (consertu) e foi adaptada ao português com o tempo. Assim como a palavra semelhante, é um substantivo ou o modo na 1ª pessoa no presente do indicativo do verbo “consertar”.
Confira alguns exemplos do uso correto da palavra:
- Eu conserto móveis, é só me ligar caso alguém esteja quebrado.
- O conserto do carro vai ser uma fortuna!
- O telefone ainda precisa de conserto?
- Ele faz consertos em geral.
Conserto ou concerto – Homofonia
Mas, então, se as palavras têm praticamente a mesma pronúncia, mudando apenas em alguns tempos verbais, o que explica o significado diferente? Na língua portuguesa há o fenômeno da Homofonia. “Conserto” e “Concerto” são consideradas palavras homófonos. Ou seja, ambas possuem a mesma fonética, mas se diferem na grafia e no significado.
Também confira: Bem-vindo ou Benvindo.
Conserto ou concerto – Dica para as crianças
Ensinar a diferença entre uma palavra e outra para crianças que estão aprendendo a ler pode ser difícil. Contudo, entre as duas palavras há algumas técnicas que podem ser utilizadas de maneira didática.
Muitos professores lembram aos alunos que “conCerto” pode ser associados com o desenho do C de uma nota musical. Enquanto que “conSerto” é associado a serrote, que usualmente é uma ferramenta de quem faz reparos.
Outro modo pode ser relacionar “conCerto” com “Cantar” e “conSerto” com algo “eStragado”.