Se você não sabe o que dar a seus filhos: dê-lhes calma – Calma é uma palavra que muitos pais desconhecem atualmente . Eles não entendem como viver em ‘calma’ pode ser uma coisa boa por uma simples razão: eles acham que não é produtivo! Se você está calmo, parece que você não está atendendo às necessidades da vida, responsabilidades ou filhos.
Na verdade, as pessoas se acostumaram a viver sob muito estresse diário e, se não o têm, sentem-se estranhas. Esquecem que a calma é saúde e que o estresse é destrutivo e destrói tudo por sua passagem.
Se você não sabe o que dar a seus filhos: dê-lhes calma
- Respeite seu filho
As crianças precisam de calma para crescer e os adultos precisam que ela cresça e tenha saúde. Os pais muitas vezes lutam consigo mesmos em seus pensamentos sobre como gostariam de ser como pais e como eles realmente são. Na realidade, você pode fazer algumas mudanças em sua vida para sua família que durarão uma vida inteira para seu benefício.
Quando você aprender a respeitar o seu filho, você vai respeitar a si mesmo e tudo vai melhorar. Por outro lado, quando você grita com seu filho ou não o respeita e entra em seu espaço pessoal, as coisas vão dar errado. É necessário que você respeite o espaço pessoal de seu filho e de si mesmo, só assim você será capaz de manter a calma mais facilmente quase automaticamente. Lembre-se sempre de que, para crescer com sucesso, você precisa de três chaves: empatia, paciência e calma.
Refletir no tempo
Refletir depois de ter gritado ou acertado a bunda do seu filho, isso não vai realmente ajudá-lo, porque o mal já foi feito e seu filho está sofrendo. Se você quer melhorar o relacionamento com seus filhos, você deve se auto-refletir. Você terá que se fazer perguntas como:
- Quais são meus gatilhos de raiva? Eu sou capaz de detectá-los a tempo?
- Quais são minhas responsabilidades na criação de filhos? Posso melhorar alguma coisa?
- Estou superprotegendo meus filhos?
- O meu comportamento influencia o mau comportamento do meu filho?
- Que coisas eu não gosto no meu filho que eu deveria melhorar primeiro?
- Eu sou um pai positivo ou negativo?
- Eu sou muito crítico, permissivo ou autoritário? Quais aspectos posso e devo melhorar?
Se você não sabe o que dar a seus filhos: dê-lhes calma
Se você começar a gritar menos e ser menos reativo com seus filhos, as coisas vão mudar quase que automaticamente. Manter a calma com o seu filho é uma das melhores coisas que você pode fazer para ser um bom exemplo e deixar que seu filho aprenda com você como se comportar. Estresse, ansiedade e nervos são contagiosos … Mas calmos também.
Quando você permanecer calmo, você terá controle da situação e também sua resposta às ações de seu filho. Respire e controle a adrenalina para que não bloqueie o seu pensamento. Antes de responder, pense efetivamente em como você reagiria melhor ao comportamento do seu filho. Você deve estar calmo quando conversar com ele sobre o que aconteceu (o comportamento dele) e o que acontecerá em seguida (consequências).
É muito importante que você aprenda a diferenciar o que o estressa e quais são os gatilhos emocionais. Encontre os gatilhos, o que mais te irrita em criar seus filhos e perceber que as crianças são crianças e devem aprender com você. As crianças têm muita energia e isso é natural no seu desenvolvimento … você não precisa ficar com raiva porque você explora os limites, é necessário que ela se desenvolva de forma saudável! Quando você se sentir estressado, reconheça suas emoções e suas necessidades. Cuide-se e resolva-se agindo do lado positivo das coisas.
Lembre-se que é essencial que você trabalhe um bom relacionamento com seu filho, que a comunicação seja positiva entre os dois. Pense em como você quer que o relacionamento com seu filho esteja no futuro e, agora, pense no que você pode fazer para desenvolver um relacionamento positivo. Você tem o poder de tornar seu relacionamento intransponível no futuro … Para conseguir isso, dê-lhe CALMA.