Consciência fonológica e seu desenvolvimento – O que é consciência fonológica? Como ela se desenvolve? Qual é sua importância para a alfabetização?
Consciência fonológica e seu desenvolvimento
A consciência fonológica pode ser definida como a habilidade de manipular a estrutura sonora das palavras, desde a substituição de determinado som até sua segmentação em unidades menores.
É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, uma vez que contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada à compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades, como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas com as quais uma criança tem contato contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre as quais se destacam músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a própria fala.
É de suma importância no desenvolvimento da consciência fonológica o trabalho com rima e aliterações.
A rima é a identidade sonora que ocorre, geralmente, no final das palavras. Por exemplo, para rimar com sapato, a palavra deve terminar em ato; para rimar com café, a palavra precisa terminar somente em é. A equivalência deve ser sonora e não necessariamente gráfica, ou seja, as palavras massa e caça rimam, pois os sons com que terminam são iguais, independentemente da forma ortográfica.
Veja também:
- O desenvolvimento da linguagem escrita.
- A importância do desenvolvimento da linguagem oral.
- A importância do lúdico no desenvolvimento da a linguagem.
Consciência fonológica e seu desenvolvimento
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem ”Consciência fonológica e seu desenvolvimento”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.