As ideias de Rousseau abriram caminho para as concepções educacionais do suíço PESTALOZZI, que também reagiu contra o intelectualismo excessivo da educação tradicional e o modelo de aprendizagem imposto para as crianças.
Pestalozzi (1746-1827)
Educar deveria ocorrer em um ambiente o mais natural possível, num clima de disciplina estrita, em um envolvimento afetivo e amoroso, respeitando a bagagem de conhecimento que a criança já possui dentro de si, contribuindo para o desenvolvimento do caráter infantil.
Pestalozzi destacou ainda o valor educativo do trabalho manual (desenvolvimento da criatividade e autonomia), além de destacar a importância das habilidades motoras, cognitivas e expressivas. Também se preocupou com a ideia de que a educação deveria ser metodicamente ordenada para os sentidos: a percepção da criança seria educada pela intuição e o ensino deveria priorizar coisas, não palavras. Sua pedagogia enfatizava ainda a necessidade de a escola treinar a vontade e desenvolver as atitudes morais dos alunos.
Pestalozzi
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Pestalozzi”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.