Os Avós podem ter netos favoritos? qual a sua opinião?…
Quando as crianças têm a sorte de desfrutar de seus avós, sem dúvida, o tempo que passam com elas é um tesouro que permanecerá em seus corações por toda a vida. O vínculo criado entre os avós e netos é especial desde o primeiro minuto. Quando os avós se envolvem na vida de seus netos e o fazem estando presente, é quando a magia do relacionamento entre gerações aparece e os netos aprendem grandes coisas com os pais de seus pais.
Os Avós podem ter netos favoritos Quando há favoritos
Não é algo que é dito aos quatro ventos ou algo que é geralmente reconhecido, mas todos nós temos uma pessoa favorita na família. Você quase não tem remédio, seja por personalidade ou afinidade, pode se dar melhor com uma pessoa da sua família do que com os outros, e isso, de certo modo, não há nada de errado, contanto que você mantenha um bom relacionamento com ela. Os demais. É claro que, se você perguntar aos avós ou pais se eles têm filhos ou netos favoritos, eles dirão que eles não querem que todos façam igual.
Às vezes, é inevitável que um avô tenha um vínculo mais especial com um neto em particular, seja por ordem de nascimento, por personalidade, pelo tempo que passam juntos ou porque compartilham interesses semelhantes. A realidade é que, quando há favoritismo, é necessário ocultá-lo para não causar danos emocionais e irreparáveis ao resto dos netos. Se um avô tem um relacionamento favorito com um neto e isso é perceptível, isso afetará o resto dos netos, pois eles se sentirão subestimados, afetando seriamente seu desenvolvimento emocional.
Avós sempre serão pessoas importantes para os netos e todos eles devem ter a oportunidade de se dar bem com eles também. A cumplicidade entre avós e netos deve ser algo de que todos os netos possam se beneficiar, já que eles precisam dele como um pilar emocional que não pode ser substituído por nada. Por outro lado, se existe um neto favorito, para o não favorito, pode causar problemas de desenvolvimento, como baixa auto-estima, inseguranças, medos, problemas de relacionamento com os outros, etc.
Os Avós podem ter netos favoritos? Se existir, não é óbvio
Os avós devem saber como tratar seus netos com equidade para que não haja favoritismo de nenhum tipo. No caso em que, sem querer, eles tenham um relacionamento melhor com um neto do que com os outros, será necessário evitar que isso seja óbvio demais para os outros. Isso é necessário para evitar danos emocionais aos outros membros de uma família, já que os netos não apenas teriam um mau tempo, mas também os pais e filhos dos avós, já que sentiriam emoções fortemente ambivalentes.
Ter um neto favorito não precisa ser um problema, desde que não seja óbvio para o resto da família. Às vezes você não pode evitar um relacionamento mais afim e você não deve destruí-lo, você só precisa pensar nos outros para evitar danos emocionais ao resto da família.
Se como pai ou mãe você percebe que seus pais têm um neto favorito e que, talvez, sem perceber que estão tendo um comportamento tóxico que afeta outros netos, é necessário que você se sente com eles e fale sobre eles. Será necessário tomar medidas para evitar que o restante dos netos se dê conta e possa ter problemas em seu desenvolvimento social e emocional.