Sintomas do TDAH na Infância – Alguns pais temem que seus filhos fiquem desconfortáveis e tenham dificuldade em se concentrar em atividades que não gostam, mas isso não significa que tenham Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De fato, para diagnosticar o TDAH na infância é necessário que a criança apresente uma série de sintomas e que apareçam antes dos 7 anos de idade. Além disso, eles devem se manifestar sistematicamente por pelo menos seis meses seguidos.
Na maioria dos casos, o comportamento da criança com TDAH está longe de ser normal e os sinais do transtorno começam a ser notados antes do início das aulas. Sua falta de atenção, hiperatividade e impulsividade é geralmente apreciada da mesma forma quando você está em uma reunião de família que quando você joga ou enquanto assiste televisão. No entanto, em alguns casos, esses sinais podem passar despercebidos pelos pais e é a babá ou o professor que descobre o problema.
Além disso, deve-se salientar que, para diagnosticar o TDAH, é importante que esse padrão de desatenção esteja presente em pelo menos dois contextos diferentes, como escola e casa, ou com familiares e amigos. Uma das características essenciais de uma criança com TDAH é que ele fica entediado alguns minutos depois de ter iniciado uma tarefa, então ele geralmente deixa as atividades inacabadas ou comete erros.
Outro problema que tende a ser associado ao TDAH é impulsividade e hiperatividade. Muitas vezes essas crianças sonham acordadas, como se estivessem nas nuvens. Alguns podem sentar-se em silêncio, dando a impressão de que estão fazendo o dever de casa, mas, na realidade, não estão totalmente presentes. Eles também acham mais difícil processar informações e fazem isso mais lentamente, não porque tenham um quociente de inteligência menor, mas porque têm problemas para concentrar e capturar os detalhes, de modo que muitas vezes não entendem as diretrizes ou as esquecem.
Sintomas do TDAH na Infância
Três chaves para identificar uma criança hiperativa:
1. hiperatividade intensa
A hiperatividade é frequentemente o sintoma mais evidente de TDAH. Basicamente, é uma preocupação muito intensa que impede a criança de se concentrar em uma atividade. De fato, é o principal responsável por suas dificuldades no campo social. Portanto, é comum que crianças com TDAH:
- Eles não podem descansar em um lugar por um longo tempo.
- Mova muito as mãos e os pés, mesmo em situações em que você deve permanecer calmo, como na escola.
- Fale excessivamente, sem dar a oportunidade para os outros se expressarem.
- Corra e se mova em situações em que isso é inapropriado.
- Eles não podem se envolver em atividades de lazer, como jogar, com facilidade.
2. pouca atenção
A falta de atenção é o principal sintoma de TDAH na infância e geralmente é o problema que leva ao fracasso escolar. É comum que as crianças mostrem um padrão marcado de desatenção:
- Eles são facilmente distraídos por estímulos externos.
- Tenham problemas para ouvir, mesmo que sejam falados diretamente.
- Eles têm dificuldade em se concentrar em uma tarefa, especialmente se não gostam dela.
- Tenham dificuldade em planejar suas tarefas e atividades diárias.
- Desobedecer as ordens porque elas têm dificuldade em seguir as instruções e processar as informações.
3. Grande impulsividade
Ser impulsivo e agir ou falar antes de pensar são outras características do TDAH na infância. Na verdade, é comum que essas crianças:
- Correr para dar respostas antes mesmo de terminar de fazer as perguntas.
- Tome decisões precipitadas sem pensar muito.
- Tem dificuldade em esperar sua vez em diferentes contextos, seja um jogo ou uma fila de supermercado.
- Eles interferem nas atividades dos outros, o que muitas vezes leva a brigas com seus pares.
- Mostrar comportamento agressivo quando os outros não fazem o que querem.
____________________
Sintomas do TDAH na Infância
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Sintomas do TDAH na Infância”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.