A retirada da chupeta é uma situação que nos faz mais do que um desenvolvimento para pais e mães. É um objeto de conforto para nossos filhos e é normal resistir a deixá-lo. Mas chega um momento em que você tem que convidá-los a abandoná-lo para que isso não afete a evolução dos dentes. Como fazer isso sem ter um mau momento?
Dizem que quanto mais cedo ele é removido, é mais fácil, embora por outro lado antes de dois anos as crianças tenham uma grande necessidade de sugar (alivia e conforta)e é possível que se não tiverem chupeta usem o dedo, e esse costume é mais difícil de remover e mais perigoso para o desenvolvimento dos dentes.
Não falarei aqui quando for a melhor hora para deixar a chupeta. Isso é uma questão para os especialistas e eu sou apenas uma mãe. Eu acho que é o pediatra que conhece a criança e sua evolução física e psicológica, quem melhor pode aconselhar em cada caso específico. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e algumas levam mais tempo do que outras para dispensar a satisfação que é uma droga. No final, é uma decisão muito pessoal que dependerá do apego da criança à chupeta e de suas circunstâncias.
Dicas para ajudar você a deixar a chupeta
Eu só quero dar alguns conselhos que acho que podem ser úteis quando chegar a hora de dizer adeus.
1. Nunca de uma vez
Normalmente, a necessidade de sugar desaparece sozinha e as crianças acabam deixando a chupeta espontaneamente. Não é conveniente remover a chupeta de uma só vez. É o seu conforto.
2. Veja quando você usa mais e porque
Se você sabe em quais situações seu filho pede mais chupeta, por exemplo, quando ele está entediado ou nervoso, você pode compensar a falta da chupeta com mimos.
3. Sempre pelo bem
Não é bom usar métodos drásticos como esfregar a chupeta com substâncias amargas, costurar ou rasgar o mamilo para torná-lo desagradável, ou punir a criança ou ameaçá-lo se a colocar .
Não repreenda o seu filho quando ele pedir a chupeta, nem deixe ninguém lhe dizer que “ele é feio (ou feio) com uma chupeta”.
É importante que você sinta o seu apoio em todos os momentos e ainda mais quando você pedir, porque isso significa que eles estão exigindo conforto.
4. Faça você se sentir mais velho
Com algumas crianças, é bom fazê-las se sentirem mais velhas. Você pode dizer-lhes algo como: “Agora que você está velho, pode usar apenas a chupeta em casa à tarde ou dormir” e, assim, reduzir o tempo de uso.
5. Proponha que ele sozinho use menos
Para usá-lo gradualmente, você pode dizer a ele para deixá-lo em um lugar específico da casa e só pedir quando ele realmente precisar. Deixe ele decidir.
6. Não coincide com a retirada da chupeta com outras alterações
Não é conveniente remover a chupeta no momento em que ocorrem outras mudanças para a criança, como a chegada de um irmão ou alguma outra mudança na situação da família, a remoção da fralda, a passagem do berço até a cama, a entrada no berçário , etc
7. Dê muito amor
Para levá-lo a deixar a chupeta, você precisa ser muito compreensivo e dar-lhe muito amor para que ele se sinta seguro.
____
Truques para deixar a chupeta sem trauma
Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Truques para deixar a chupeta sem trauma”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.