No dia 05 de junho comemoramos em todo o mundo o Dia do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o mais importante evento anual para promover ações em favor da natureza. Seu objetivo é melhorar a conduta e tornar as pessoas mais conscientes da sua responsabilidade quanto à preservação do meio ambiente.
Como Educadora Ambiental e Brinquedista, reconheço que a mudança de postura em relação ao meio ambiente será mais efetiva se oferecermos às nossas crianças, por meio do brincar, um encantamento – conhecimento e experiências com os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.
A educação ambiental tem, nessa fase da vida, um acolhimento e uma força de transformação que serão essenciais para iniciarmos uma atitude de respeito e preservação dos meios naturais.
O brincar é a linguagem universal da infância e, por meio dela, podemos despertar o encantamento pela natureza. Se brincar é natural, brincar com a natureza é fenomenal!
Ao nascer, a criança sente uma necessidade natural de conectar a sua natureza humana com a natureza dos demais reinos da Terra. Conhecer sua força humana através do brincar é, para a criança, uma necessidade natural e por isso ela encontra nessa linguagem uma forma de se expressar, de experimentar e de se conhecer: pular, correr, rolar, descer, subir e mais uma infinidade de movimentos que a fazem se sentir parte desse meio ambiente e que, através do brincar, torna-se inteiro.
Não precisa ser apenas no verde, na fazenda ou no campo. No espaço urbano, temos as mesmas possibilidades lúdicas que favorecem esse encantamento da criança pelos elementos naturais (mesmo que não tenha o cheirinho do mato e o verde das plantas).
Tenho certeza de que você já realiza muitas dessas brincadeiras com sua criança. Confira:
- Brincando com o ar: pular corda, balanço, andar de bicicleta, assoprar bolinhas de sabão, soltar pipa, cata-vento…
- Brincando com a água: lavar os brinquedos, tomar banho de chuva ou de mangueira, observar a chuva, encher potes, dentre outros.
- Brincando com a terra: tanque de areia, carrinho, modelar com argila, amarelinha, bolinha de gude, pular obstáculos e desafios com o corpo.
- Brincando com o fogo: brincar com a própria sombra, teatro de sombras, lanterna, brincar de fazer comidinha, assoprar velas.
Luciana Moreira / Educadora e Brinquedista