Como os desenhos animados afetam as crianças – Desenhos animados, aqueles personagens fantásticos com quem compartilhamos tantas aventuras em nossa infância. Agora, como pais, se quisermos selecionar aqueles que nossos filhos verão, o que teremos que olhar?
Os meios eletrônicos e de comunicação tornaram-se ferramentas fundamentais para o funcionamento da sociedade atual. Entre esses meios, está a televisão que influencia crianças e adolescentes através de desenhos animados . Para muitos deles, é uma de suas principais fontes de lazer, investindo mais de 20 horas da semana na visualização.
Portanto, atualmente existem muitos tipos de desenhos animados e canais especializados . Como conseqüência, uma variedade de programas altamente influentes foi criada.
A tela apresenta um mundo com variadas formas de pensamento e comportamento , criando diferentes tipos de aprendizado, tanto positivos quanto negativos.
Importância da televisão e dos desenhos animados
A televisão e, especialmente os desenhos animados, podem informar, acompanhar e divertir as crianças. Eles também podem ajudar a atender à necessidade de reduzir tensões, distrair e tornar-se uma fonte de informação.
Portanto, a influência é inegável, mas isso pode ocorrer de maneira indesejada ou inadequada para crianças e adolescentes. Esses programas, juntamente com os fatores individuais, influenciam seus espectadores e, portanto, podem acelerar ou retardar seu desenvolvimento psicológico .
Alguns programas de televisão especializados para crianças constituem magníficos motivos para a aprendizagem. Pelo contrário, outros programas projetam um conceito errado de vida e situações , sem levar em consideração as características mencionadas.
Isso ocorre porque, infelizmente, a única coisa que interessa aos produtores é ficar viciado e continuar assistindo ao programa. Eles querem obter atenção sem considerar as consequências.
A violência nos desenhos animados
A violência é um dos aspectos mais relevantes e preocupantes apresentados nos desenhos animados . Como se sabe, em muitos deles há presença de violência verbal ou física . Qual, eles usam em vários casos, como o caminho para alcançar o objetivo que o protagonista deseja. Esse aspecto pode incluir cenas de destruição ou lesões físicas ou psicológicas em pessoas, coisas ou animais.
Portanto, a violência apresentada nesses programas tem impacto no nível cognitivo, afetivo e comportamental. Isso se deve ao fato de a maioria das crianças tender a imitar as ações desenvolvidas pelos personagens de seus desenhos animados favoritos.
Dessa forma, as crianças podem ver validada na tela pequena a ideia de que a violência é um meio instrumental válido para alcançar o que deseja.
Nesse sentido, também, os cartuns podem normalizar certos comportamentos ou atitudes em relação a si mesmos ou aos outros . Criar e aceitar uma cultura na qual a violência tem lugar.
Efeitos psicológicos dos desenhos animados
Em geral, verificou-se que os efeitos psicológicos dos desenhos animados podem ser positivos e negativos. Portanto, é importante destacar a necessidade de seu consumo ser controlado e supervisionado pelos pais .
Entre os aspectos considerados relevantes, as crianças podem iniciar a busca de emoções e sensações, aumentar a capacidade imaginativa e criativa. Mas eles também podem gerar ou aumentar a ansiedade e a agressividade nos relacionamentos com os outros .
Em relação às emoções, uma alta incidência de raiva foi encontrada após o contato com os desenhos animados. Da mesma forma, o medo pode ser o centro das crianças depois de assistir a esses programas.
Portanto, eles podem estar relacionados a três tipos de comportamentos :
- As crianças podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento de outras pessoas.
- Eles podem ficar com mais medo do mundo ao seu redor
- É mais provável que eles se comportem de forma agressiva ou prejudicial com os outros.
É importante indicar que esses comportamentos têm uma relação próxima com os desenhos animados que têm muito conteúdo violento .
Como isso influencia o aprendizado?
O método de aprendizado de modelagem se concentra na observação de comportamentos e suas conseqüências . Isso acontece com modelos na vida real, mas também com modelos em ficção.
Assim, o modelo para uma criança pode ser outra “criança animada” que, graças às estratégias de assédio e violência, consegue ser o “rei de sua classe”. Pelo contrário, também pode ser negativo, a mesma criança que é isolada e censurada pelo grupo quando tenta se tornar o “rei da classe” usando as mesmas estratégias.
Assim, na modelagem, o comportamento do modelo é importante, mas as conseqüências resultantes da ação nesse modelo não são menos importantes.
Pela ação desse tipo de aprendizado, com a exposição a modelos de ficção, o espectador pode aumentar seu repertório de comportamentos de enfrentamento . Assim, os desenhos também podem ser uma influência extraordinária quando o fio entre ações e consequências é consistente com o que queremos que as crianças aprendam.
Conclusão
Os desenhos atuais pouco ou nada se assemelham aos de outros tempos. A qualidade das animações é muito maior e a oferta é imensa. Além disso, graças às plataformas de pagamento, uma criança pode ver desenhos a qualquer momento.
Portanto, é responsabilidade dos pais controlar o que vêem e canalizar o conhecimento que deles pode derivar.
Da mesma forma, devemos destacar o papel de toda a família de diretores, roteiristas, educadores, distribuidores e pais, em um esforço conjunto para remover as animações inapropriadas ou reforçar comportamentos que não queremos que os pequenos reproduzam. .