O desenvolvimento psicomotor de 0 a 9 meses – Nos primeiros anos de vida, a criança desenvolve suas habilidades psicomotoras para que, entre outras coisas, melhore sua autonomia pessoal e sua capacidade de relacionamento com os outros.
Nesta seção, veremos como essas habilidades evoluem nos três primeiros anos de vida . Dessa forma, será mais fácil determinar se a evolução de uma criança está sendo adequada.
0 a 9 meses
- Ele mantém a cabeça erguida quando está de bruços.
- Ele fixa o olhar e o move seguindo os movimentos de um objeto ou pessoa.
- Sorria respondendo a um estímulo.
- Reconheça visualmente a mãe ou o cuidador.
- Responda positivamente às interações sociais emitindo algum som.
- Levante e mova a cabeça quando estiver voltado para baixo.
- Gire da posição da barriga para o lado e de cabeça para baixo.
- Sorria e mova as pernas para pessoas familiares.
- Reconheça seus cuidadores.
- Ele se senta sem apoio.
- Segure bem com o suporte.
- Ele sorri para a imagem no espelho e tenta interagir com ele.
- Ele fica chateado e chora quando o cuidador principal sai.
- Reage com desconforto a estranhos.
Como estimular habilidades psicomotoras
Na Educação Infantil, a atividade psicomotora – experiência corporal em relação a adultos e pares, objetos e espaço – é essencial para o desenvolvimento adequado da criança.
As atividades para desenvolver habilidades psicomotoras, portanto, devem ser atraentes, variadas, motivadoras, prazerosas e divertidas . Nesta seção, veremos algumas idéias fundamentais para obter uma boa estimulação psicomotora:
1- Espaço, materiais e papel do adulto
O material deve ser variado e adequado para a idade da criança. Além disso, o educador e o espaço utilizado nas aulas devem acompanhar as crianças em suas brincadeiras e movimentos . As fases mais indicadas para criar um espaço psicomotor são as seguintes:
- O espaço : é necessário que seja um ambiente seguro. Ao mesmo tempo, deve ser estimulante o suficiente para as crianças desenvolverem as habilidades que nos interessam.
- Os materiais : quanto mais variedade de materiais em sala de aula, maior o desenvolvimento psicomotor das crianças.
- O papel do adulto : o professor deve ter a capacidade de observar e ouvir e comunicação verbal e não verbal. Além disso, a atitude e o envolvimento no jogo são essenciais.
2- Estrutura da sessão
Para que as crianças tirem o máximo proveito das sessões psicomotoras, é muito importante que elas sigam uma estrutura projetada previamente . Portanto, os professores devem planejar exatamente que tipo de atividades eles desejam realizar durante as aulas.
Por outro lado, também é bom permitir que os pequenos improvisem o que querem fazer em algumas ocasiões. Esse espaço de liberdade não deve quebrar a norma básica: o professor deve ser aquele que carrega a voz do canto o tempo todo.
3- Importância do jogo
O jogo, ao contrário do que parece, é uma das atividades mais úteis que as crianças podem realizar . Serve para centenas de coisas: explorar o espaço ao seu redor, aprender normas, criar, experimentar, interagir com outras pessoas de sua idade …
Existem diferentes tipos de jogo. Cada um deles terá um papel diferente nas sessões psicomotoras, mas todos eles podem nos ajudar a alcançar algum objetivo . Portanto, eles devem se tornar uma das principais ferramentas de quem deseja promover essas habilidades nas crianças.