Ícone do site SÓ ESCOLA

Os efeitos a longo prazo de mentir para crianças

Os efeitos a longo prazo de mentir para crianças

Os efeitos a longo prazo de mentir para crianças

Os efeitos a longo prazo de mentir para crianças – Mentir para as crianças pode ser uma opção fácil e rápida para sair do caminho quando elas fazem perguntas embaraçosas. No entanto, a longo prazo, essa estratégia geralmente tem consequências negativas na vida adulta.

Mentir para as crianças nunca é uma boa opção . Alguns pais fazem isso porque pensam que é uma maneira de simplificar sua compreensão de alguma situação, uma alternativa para protegê-los da dura realidade ou uma maneira de estimular sua fantasia e levá-los a um mundo mágico e bonito.

Às vezes, eles também recorrem a mentir para as crianças para ganhar mais controle  sobre elas . Frases como ” Você se comporta ou a polícia o leva ” são consideradas completamente inofensivas por alguns pais. Eles estão errados. Talvez a curto prazo eles cumpram sua missão, mas ao longo dos anos eles apenas levam a produzir adultos mais inseguros e desconfiados.

É verdade que dizer a verdade pode não ser fácil e essa dificuldade aumenta quando estamos conversando com crianças pequenas. No entanto, o esforço não deve ser direcionado para mentir para as crianças, mas para encontrar as melhores palavras  e os melhores recursos para lhes contar a verdade de uma maneira que seja compreensível para elas.

” Com uma mentira, você geralmente vai longe, mas sem esperança de voltar .”

Provérbio

Por que não mentir para as crianças?

Mentir para as crianças é um recurso fácil, que economiza tempo e muitas vezes evita explicações desconfortáveis ​​ou embaraçosas. Da mesma forma, a inocência e a confiança dos pequenos ajudam a facilitar a persuasão.

No entanto, como  a sabedoria popular aponta , a verdade sempre aparece. Cedo ou tarde, as crianças acabam aprendendo que o que lhes disseram foi falso . Eles geralmente acessam essas verdades através de terceiros. Obviamente, isso os leva à conclusão de que seus pais não são pessoas confiáveis.

A médio prazo, e dependendo da gravidade do engano , isso pode levar os pais a deixar de tomar como ponto de referência . A confiança baseia-se precisamente na ideia de que sabemos, com um alto grau de certeza, o que podemos esperar do outro. Quando alguém mente, esse princípio é diluído.

Falar com a verdade favorece o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças . Mentir cria dificuldades de adaptação na vida adulta. Isso é comprovado por um estudo realizado em Cingapura, que discutiremos a seguir.

Um estudo sobre mentiras

O professor Setoh Peipei, da Faculdade de Ciências Sociais da NTU Cingapura, criou e realizou um estudo para identificar as principais consequências a longo prazo da mentira para as crianças. Para o estudo, baseou-se em 379 adultos, que preencheram quatro questionários on-line sobre o assunto.

Peipei partiu da hipótese de que aqueles que são enganados durante a infância tendem a apresentar dificuldades em se adaptar aos desafios da vida adulta . Além disso, eles se tornam mais mentirosos, manipuladores e egoístas, enquanto desenvolvem mais facilmente sentimentos de culpa e vergonha.

Embora o estudo não tenha se aprofundado em torno da natureza e gravidade das mentiras, em um primeiro momento, ele administrou a hipótese central. Ou seja, aqueles que foram enganados quando crianças eram mais difíceis de se adaptar , além de comportamentos mais impulsivos, agressivos e egoístas. Eles também tendiam a violar as regras com mais frequência.

Comunique-se com crianças sem mentir

Aqui estão algumas recomendações para ser honesto com as crianças:

Os pais geralmente precisam escolher entre duas opções : mentir ou desenvolver a verdade e a consistência para explicar, motivar ou atrapalhar o comportamento de uma criança.

Em muitas ocasiões, eles escolhem a mentira ou uma meia verdade muito manipulada: a curto prazo, é a que gera menos problemas, também a que exige menos esforço. Vamos pensar sobre isso.

Sair da versão mobile