As crianças, acostumadas a gastar muita energia na escola, depois das atividades escolares e nos passeios ao parque, costumam se entediar facilmente em casa. No entanto, não é necessário sair para se manter ativo e praticar atividade física. Em casa, também é possível seguir uma rotina esportiva para que os pequenos tirem proveito de seus benefícios e liberem o excesso de energia contida.
Os benefícios do exercício físico para crianças
O exercício físico é muito benéfico para a saúde das crianças. O esporte promove a coordenação e o equilíbrio, fortalecendo os músculos e melhorando a flexibilidade. É também um recurso útil para aumentar a capacidade respiratória e estimular a atividade cardíaca e circulatória. Além disso, ajuda a prevenir inúmeras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade infantil.
Do ponto de vista psicológico, o exercício físico melhora o humor, estimulando a secreção de endorfinas, ajudando a combater a depressão e a ansiedade em crianças, aumentando os níveis de dopamina e serotonina no cérebro. É também um excelente recurso para ajudar as crianças a se tornarem desinibidas e melhorar suas habilidades de comunicação e relacionamento.
Exercícios físicos para praticar com crianças em casa
5 exercícios físicos para crianças sem sair de casa:
1. Yoga
O yoga é uma disciplina física e mental que as crianças podem praticar em casa com muito poucos recursos, só que eles precisam de um tapete e roupas confortáveis e soltas. Este tipo de exercício os ajudará a fortalecer os músculos, ativar seu metabolismo e melhorar sua flexibilidade. Também ajuda as crianças a exercitar a respiração, o que as ajuda a relaxar e a gerenciar melhor seu humor. No início, recomenda-se apostar em movimentos simples e fáceis, como a pose indiana, a pose do gato, a pose do cachorro e a pose do fantoche.
2. Ginástica
Esta é outra atividade física perfeita para praticar em casa, para que as crianças permaneçam ativas e em forma. É um esporte muito completo que exercita praticamente todos os grupos musculares, enquanto treina a coordenação e melhora a flexibilidade. Também ajuda a limpar a mente e liberar o excesso de energia contida. A única coisa que os pequenos precisam é de um tapete e roupas esportivas com os quais se sintam confortáveis. Obviamente, antes de começar, é recomendável fazer um bom alongamento e começar com exercícios simples, como deslocamento ou agachamento, até você se aquecer.
3. Zumba
Mistura de dança e aeróbica, o zumba é um exercício perfeito para praticar com as crianças em casa, pois elas só precisam de roupas confortáveis e um espaço onde possam realizar os movimentos. Este exercício tem muitos benefícios para a saúde física e mental, é conhecido por melhorar a flexibilidade e a coordenação, além de melhorar o equilíbrio. Também é um excelente exercício para queimar calorias, liberar o excesso de tensão, combater o estresse e promover um humor positivo. Idealmente, comece com aulas fáceis de zumba até que as crianças adquiram fluência em movimento.
4. Pilates
Pilates é outra opção para as crianças treinarem corpo e mente sem sair de casa. De fato, é uma disciplina perfeita para as crianças ganharem elasticidade e flexibilidade, fortalecendo seus músculos e ajudando-as a liberar excesso de energia. Se as crianças nunca praticaram, é recomendável começar com exercícios simples, como a pose do cisne, as cem ou as flexões, para as quais eles precisarão apenas de um tapete e um conjunto largo com os quais se sintam confortáveis. Vale ressaltar que, para exercícios mais complexos, outros acessórios podem ser necessários, como uma bola inflável ou faixas elásticas.
5. Jogos
Brincar também é um excelente recurso para manter as crianças ativas e em forma em casa. Desde pistas de obstáculos ou corridas no corredor até os jogos tradicionais mais clássicos, como corrida de amarelinha ou saco, há muitas opções para as crianças se divertirem enquanto se movem, liberam energia e queimam o excesso de calorias sem sair de casa. Esses jogos também são úteis para estimular a mente, pois aumentam a imaginação, favorecem a resolução de problemas e treinam a percepção do corpo e do espaço.