Ensine seus filhos a respeitá-lo, não o temer – É essencial saber se seu filho realmente o respeita como uma figura de autoridade ou se ele simplesmente lhe obedece porque tem medo de você. A disciplina é uma parte importante da infância. Mas, como pais, às vezes pode ser difícil andar na linha tênue entre ser rigoroso e assustar os filhos. Então, você ensina respeito a seus filhos, sem ensiná-los a temer você?
Medo e respeito
Medo e respeito são dois termos que surgem durante o processo de criação dos filhos e são frequentemente confundidos um com o outro. Muitos pais entendem que a coisa certa a fazer é promover o respeito dos filhos e não o medo, mas a diferença nem sempre é tão clara na vida real.
A primeira coisa que você deve deixar claro é que o medo nunca é uma boa emoção. Você não quer que seus filhos tenham medo de você. Isso não apenas arruinará o seu relacionamento com eles, mas também terá um impacto negativo nos futuros relacionamentos com os outros. Por exemplo, crianças que foram disciplinadas com raiva e medo geralmente usam essas mesmas táticas ao interagir com outras crianças. Isso pode facilmente levar ao comportamento de bullying e bullying de outras crianças.
Se você gritar com seu filho e pensar que o está disciplinando assim, pense novamente. Você não está ensinando a ele sobre o certo / errado ou as conseqüências, você está simplesmente causando-lhe sofrimento emocional.
O medo não impede o mau comportamento
O medo não impede o mau comportamento de uma criança, pelo menos a longo prazo. Isso diminui a probabilidade de você dizer a seus pais que você fez algo errado. As crianças que temem as reações de seus pais geralmente aprendem a mentir muito cedo.
Ensinar respeito pelas crianças começa por ser um bom modelo. Mostre respeito por seus filhos e seu parceiro falando civilmente com eles, mesmo quando estiver com raiva.
Mostre o mesmo respeito pelos outros fora de sua casa, incluindo o motorista que o interrompe enquanto você leva as crianças para a escola e o caixa do supermercado que não responde da maneira cortês que você espera. As crianças copiarão suas ações e seguirão seu exemplo, e aprenderão a gritar e ficar com raiva, em vez de mostrar respeito pelos outros.
Lembre-se de que você é um pai, que não pode perder a paciência. Se você se sentir zangado ou oprimido, respire fundo antes de falar com seu filho. Não grite, não fale alto demais, não xingue ou se torne fisicamente agressivo, porque a única coisa que você ensinará a seu filho é ter medo de si mesmo e se comportar da mesma forma com os outros.
Que seus filhos o respeitem
Se isso acontecer com você na criação de seus filhos, eles terão medo de você:
- Você dá a eles mensagens conflitantes
- Você nunca leva em consideração as opiniões deles
- Você constantemente os ameaça
- Você os pune em proporções mais altas do que eles fizeram
- Você desqualifica seus filhos e não os comportamentos
- Você insulta, grita e / ou os humilha
- Você os castiga fisicamente
- Você perde o controle
- Você não tem limites claros de parentalidade
Por outro lado, se é isso que você costuma fazer com seus filhos …
- Você ensina, modela e é um bom exemplo
- Você os respeita
- Você os faz sentir que sua opinião é sempre válida e importante
- Você trabalha sua autonomia e sua capacidade de distinguir os bons dos ruins
- Você usa consequências lógicas
- Você é consistente com as regras
- Você não se concentra no seu filho, mas no comportamento
- Você gera um clima de respeito em sua casa
- Você ouve e entende os sentimentos deles
- Você usa inteligência emocional para resolver conflitos
Então seus filhos sentirão respeito por você … e nunca terão medo. Eles saberão que você é a pessoa em quem mais podem confiar.