Confira nesta postagem uma super sugestões para trabalhar com crianças do Berçário e Maternal, com a Atividade Baú da Fantasia.
Objetivos:
- Que a criança manuseie e explore diferentes objetos, roupas e acessórios do baú da fantasia, sentindo texturas, percebendo cores, formas e tamanhos.
- Estimular a criatividade da criança através da apresentação de várias brincadeiras com as peças e acessórios do Baú.
- Promover a interação entre as crianças e o professor de modo que esta favoreça um relacionamento de confiança entre ambos.
- Que a criança veja, reconheça e aprecie-se no espelho, de modo a desenvolver uma imagem positiva de si.
MATERIAL:
Baú ou caixa grande, roupas grandes de adulto, chapéus diversos, gravatas, lenços, sapatos (sem salto para evitar acidentes), perucas, óculos de sol, bonés e outros acessórios.
Espelhos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
- Do brincar e imaginar.
- Voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente.
- De expressividade de linguagens artísticas.
DESENVOLVIMENTO:
Prepare com antecedência uma caixa grande resistente ou um baú de madeira (vime ou outro material) e coloque dentro dele peças de roupas de adulto coloridas, sapatos, chapéus, óculos, etc. Tire as peças de dentro enfatizando o nome, a cor. Exemplo: “Olha que chapéu de palha bonito! Vou colocá-lo em minha cabeça. Fiquei bonita, fulano?” – ou ainda: “Nossa, que sapato preto lindo (ou grande), será que cabe nos meus pés?” – “E esse vestido azul? Alguém quer vesti-lo?”.
Deixe que as crianças tirem peças do baú. Se quiser poderá utilizar dois baús, de modo a organizar melhor o conteúdo.
Incentive as crianças a se olharem nos espelhos, para apreciarem sua imagem. Mostre também os colegas no espelho, dizendo os nomes delas em voz alta e enfatizando o que elas vestem ou usam (dos acessórios do baú).