O desenvolvimento da alfabetização é um dos processos que, do ponto de vista da aprendizagem e da psicologia, são mais importantes.
Graças à leitura e escrita, podemos confiar em símbolos para expandir nossas fontes de informação e armazenar entre páginas todos os tipos de memórias e dados de interesse.
A alfabetização envolve uma série de processos: processamento perceptivo, lexical, sintático, semântico e de texto.
Promovendo o aprendizado nos primeiros três anos
Em casa, podemos começar escrevendo seu nome e pôsteres dos diferentes objetos e produtos que estão no seu ambiente mais próximo…. Também podemos convidá-lo a recortar (rasgar) as palavras que encontrar nas folhas de revistas, jornais, etiquetas na embalagem … Esses recortes serão colados em uma folha em branco (“sua primeira caixa de palavras”).
Dê algumas orientações: procure palavras curtas e longas que contenham uma determinada letra (começaremos pelas vogais).
Outra sugestão muito didática é criar pequenos letreiros para identificar os brinquedos que são coletados em contêineres e prateleiras do seu quarto, sempre acompanhados por uma representação icônica.
Os poemas e canções que as crianças aprendem serão representados com pictogramas , uma vez que se trata de fazer a criança entender que a linguagem escrita é um código com o qual a realidade pode ser representada e que eles estão interessados em conhecê-la.
E a partir dos quatro e cinco anos?
Podemos retirar gradualmente as imagens dos diferentes pôsteres, mantendo apenas as palavras e tentando fazer com que as crianças comecem a escrever seus nomes … Elas começarão a identificar as letras do alfabeto.
Também nesta fase já podemos começar com desenhos animados motivadores que funcionam em um determinado fonema. Indicaremos e ajudaremos as crianças a encontrar palavras que contenham o fonema que está sendo trabalhado. Eles podem ser instruídos a procurar palavras que se refiram a objetos, partes de seu corpo, alimentos, nomes, etc., onde o fonema aparece.
Exemplo: “vamos dizer objetos onde o som N aparece”.
Outra sugestão é realizar exercícios de análise auditiva.
Por exemplo:
- Exercícios de quebrar as palavras em sílabas batendo palmas
- Divida as palavras ouvidas em fonemas (ortografia).
RECOMENDAMOS!
O E-book Introdução à Alfabetização Infantil está dividido em doze capítulos, sendo eles:
1 – As Origens da Escrita e do Alfabeto
2 – A Prática do Professor na Educação Infantil
3 – As Propostas Pedagógicas mais conhecidas e utilizadas
4 – As Diferenças nos Saberes Docentes
5 – O Lúdico no Contexto Escolar
6 – Memória da Alfabetização
7 – Revendo a Psicogênese da Língua Escrita
8 – Os Níveis Conceituais Linguísticos
9 – As Concepções sobre a Língua subjacentes à Prática Docente
10 – Tempo de Aprender e de Ensinar a Ler
11 – O Educador Infantil: sua prática na acolhida
12 – A Formação de Professores para a Educação Infantil.
Saiba mais: AQUI.